Algumas mulheres têm sido abordadas por pessoas de má fé que se apresentam como médicos voluntários e alegam realizar exames online para a prevenção do câncer de mama. O falso médico pede fotografias das mamas das mulheres abordadas.
Recebemos denúncia de uma vítima deste golpe, com apenas 16 anos, que desconfiou da abordagem. O agressor, neste caso auto identificado como Guilherme Souza, se apresentou pelo Facebook com um perfil falso, criado há poucos dias, como médio vinculado à FEMAMA. Informamos que a FEMAMA não mantém nenhuma relação com esta pessoa e não corrobora com esta prática criminosa.
Atenção: não envie fotografias suas. Caso você seja abordada, a FEMAMA recomenda o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.) na delegacia mais próxima a você. Se você for menor de idade, procure preferencialmente uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
A informação é sempre nossa maior aliada! A FEMAMA alerta que não é possível realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama através de fotografias.
Recomendamos a realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos. Mulheres com histórico de câncer na família devem iniciar a realização do exame 10 anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor.
Antes dessa idade, as mulheres devem solicitar ao ginecologista ou ao mastologista a realização do exame clínico das mamas, que é um exame de toque, e fazer exames complementares caso o médico os solicite. Um exemplo é a ultrassom, normalmente aplicado em mulheres mais jovens por terem as mamas mais densas.
O autoexame é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber com facilidade qualquer alteração nas mamas mencionadas acima. No entanto, ele não substitui o exame realizado pelo médico.
Saiba mais sobre sintomas do câncer de mama e diagnóstico precoce