0 +
ONGs associadas
0
Cidadãos representados
0 +
Estados + DF

A FEMAMA foi criada em 22 de julho de 2006, durante o Seminário Visão de Futuro 2006-2015, promovido em São Paulo pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA). Na ocasião, contou com 32 sócios-fundadores, entre entidades filantrópicas, empresas privadas e pessoas físicas. Sua criação foi inspirada no projeto Te Toca Brasil, que tinha como objetivo articular a sociedade e o terceiro setor na busca por melhores resultados das políticas ligadas ao câncer de mama.

Desde a fundação, a FEMAMA luta nacionalmente por mudanças em políticas públicas que garantam melhor acesso e qualidade no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama para a população.

Obtivemos importantes conquistas, como o 1º Prêmio Excelência Latina concedido pela American Cancer Society (ACS), a implementação do Outubro Rosa de forma organizada no Brasil, realizamos a articulação para a aprovação da Lei dos 60 Dias (12.722/12 que determina o início do tratamento de pacientes oncológicos pelo SUS em até 60 dias), da Lei da Mamografia (11.664/08, que regulamenta a mamografia a partir dos 40 anos pelo SUS), da Lei do Registro Compulsório (13.685/18, que torna obrigatória a notificação de casos de câncer nas redes pública e privada de saúde) e da Lei dos 30 Dias (13.896/19, que estabelece o limite de 30 dias para realização de exames para confirmação de diagnóstico de câncer no SUS).

Missão

Influenciar a formulação da política pública nacional na saúde e campos afins para gerar a garantia da universalidade, integralidade e equidade na atenção à saúde da mama, no contexto da saúde integral e dos direitos plenos das mulheres brasileiras.

Visão

Apoiar o desenvolvimento da capacidade de ação política das organizações, associações e indivíduos comprometidos na luta pela saúde mama, preservando a identidade dos movimentos locais regionais, articulando-os em torno de uma agenda nacional compartilhada.