
Matéria de 30/01/2014 do Jornal Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (RS), denunciou que cerca de 4 mil mulheres esperam na fila do SUS para fazer a mamografia em Pelotas (RS). A espera pode chegar a 1 ano para realização do exame no município.
Veja matéria na íntegra.
As campanhas de conscientização durante o Outubro Rosa aumentam a demanda pelo exame, o que é muito positivo, pois este é um reflexo de que mais mulheres estão tomando a iniciativa de cuidar da saúde de suas mamas e preservar a sua vida. A falta de condições do sistema público para absorver essa demanda, no entanto, é preocupante.
A mamografia é o exame mais eficiente para o diagnóstico precoce do câncer de mama e o direito de acesso a ele deve ser respeitado. Se as mulheres estão entendendo que o câncer detectado em estágio inicial oferece melhores chances de cura e um tratamento menos agressivo, é hora também dos governantes compreenderem que é mais fácil e barato combater a doença santes que ela avance para estágios mais complexos, além de tornar possível a redução dos índices de mortalidade por câncer de mama.