O que são efeitos adversos?​

Efeitos adversos são consequências prejudiciais ou indesejáveis que ocorrem durante ou após o uso de um medicamento ou de uma intervenção e que foi causada pelo uso desse medicamento e/ou intervenção. Isso acontece porque os tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, atacam as células cancerígenas, mas podem também afetar células saudáveis do corpo. Essa é a principal causa dos efeitos adversos.

Quais são os efeitos adversos mais comuns durante o tratamento oncológico?

* Náuseas e vômitos: Sensação de mal estar e vontade de vomitar.
* Alteração na pele: Irritação, vermelhidão e descamação.
* Alteração no paladar: Perda do paladar ou gosto metálico na boca.
* Fadiga: Sensação de cansaço excessivo.
* Queda de cabelo: Perda dos cabelos da cabeça mas também de outras partes do corpo

É muito importante considerar:

* Cada pessoa, tumor e tratamento são únicos: A intensidade e o tipo de efeitos adversos variam de acordo com o caso, gravidade, estratégias de tratamento, medicações e demais características individuais.
* Os efeitos adversos podem ser controlados: Existem medicamentos e outras terapias que podem ajudar a aliviar os sintomas.
* É fundamental comunicar os sintomas: Só assim a equipe médica poderá ajustar o tratamento ou prescrever medicamentos para controlar os efeitos adversos.

Seja protagonista do seu tratamento!



Ao estar atenta aos sinais do seu corpo, conversar abertamente com a sua equipe médica sobre seus medos, sintomas, dúvidas e angústias, e buscar informações sobre o seu tipo de tumor e tratamento, você se torna protagonista da sua história. 

É claro que uma boa equipe médica é fundamental e que o conhecimento dela guiará o processo, mas quem vive dentro do seu corpo é você. Preste atenção nos sinais que ele dá, nas mudanças que você consegue observar. Esse tipo de informação é tão valiosa quanto as contidas nos estudos e pesquisas mais importantes, só que essas só você tem.