Notícias

16 anos de mobilização!

Em 2022 celebramos 16 anos de história. Durante o Seminário Visão de Futuro 2006-2015, promovido em São Paulo pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) em 22 de julho de 2006, foi debatida a perspectiva de somar os esforços de Organizações Não Governamentais de todo o Brasil na luta contra o câncer de mama. Contando com 32 sócios-fundadores, entre entidades filantrópicas, empresas privadas e pessoas físicas, nasceu a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.

Nestes anos tivemos uma série de mobilizações e conquistas que muito nos orgulham, desenvolvidas em parceria com outras instituições. Desde a nossa fundação, temos o advocacy como uma de nossas mais importantes estratégias. Este movimento procura resolver problemas sociais através da promoção de novos direitos ou da revisão, melhoria e garantia de leis existentes.Como alguns dos principais resultados que temos em nossas vitórias, citamos:

1º Prêmio Excelência Latina concedido pela American Cancer Society (ACS), dos Estados Unidos da América, pela atuação na educação e no apoio aos pacientes com câncer; A implementação do Outubro Rosa de forma organizada no Brasil; A articulação para a aprovação da Lei da Mamografia (11.664/08, que regulamenta a mamografia a partir dos 40 anos pelo SUS), Lei dos 30 Dias (13.896/19, que estabelece o limite de 30 dias para realização de exames para confirmação de diagnóstico de câncer no SUS), Lei dos 60 Dias (12.722/12 que determina o início do tratamento de pacientes oncológicos pelo SUS em até 60 dias), e da Lei do Registro Compulsório (13.685/18, que torna obrigatória a notificação de casos de câncer nas redes pública e privada de saúde).

Nossa luta não para por aí. A FEMAMA e a sua Rede de ONGs seguem engajadas e mobilizadas para que, cada vez mais, tenhamos melhores condições de saúde para pacientes com câncer de mama. Por meio de chamamentos públicos, projetos e sinergia com a #RedeFEMAMA, vamos em frente para que a nossa pauta integre o cotidiano da sociedade! 

Para acompanhar sempre a FEMAMA, siga-nos em:

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br