Notícias

Advocacy em Brasília pela ampliação do acesso ao tratamento do câncer

Durante esta semana, Alexandre Ben, Coordenador de Projetos e Relações Institucionais da FEMAMA, esteve em Brasília, capital onde se concentram importantes discussões políticas e legislativas. A visita se deu por conta da Reunião de Abertura do Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Câncer (CONSINCA), do qual a FEMAMA faz parte, que aconteceu na sede brasileira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na ocasião da Reunião de Abertura do CONSINCA, entregamos a carta escrita em conjunto com IGCC, Oncoguia, Instituto Vencer o Cancer, Abrale e Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com apoio das entidades Instituto Lado a Lado Pela Vida e UICC, bem como mais de 4.700 assinaturas da sociedade brasileira, para a Ministra Nísia Trindade pedindo pela celeridade e eficiência na regulamentação e implementação da PNPCC.

Aproveitando a oportunidade, Alexandre visitou hoje (29) o gabinete do Senador Rogério Carvalho (PT/SE) para discutir propostas legislativas de testagem genética e genômica. O Senador apresentou em 2023 um Projeto de Lei no Senado, inspirado no PL265/20 encabeçado pela FEMAMA e que neste momento tramita na Câmara dos Deputados. A ideia agora é acompanhar ambas as tramitações para garantir que a testagem genética e genômica para mulheres com alto risco de câncer de mama e útero chegue ao SUS o mais rápido possível.

Além disso, esteve ontem (28) no gabinete da Deputada Federal Flávia Morais (PDT/GO) para conversar sobre a atuação da FEMAMA junto ao Ministério da Saúde na busca por celeridade na regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Também entraram na pauta as ações da parlamentar no estado de Goiás e os próximos eventos de mobilização da Rede FEMAMA junto ao Congresso Nacional. O Deputado Estadual George Morais (PDT/GO) acompanhou a agenda.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br