Em 2021, a Conitec aprovou a incorporação de novos medicamentos inibidores de ciclina para o tratamento de câncer de mama metastático no SUS. Mais de 850 dias se passaram e essas medicações ainda não chegaram ao sistema público de saúde.
A matéria da Folha retoma a promessa feita pela ministra da Saúde @Nísia Trindade, durante a audiência conjunta das comissões de Saúde e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, sobre a publicação do PCDT Rosa ainda em novembro de 2023. O documento, que ainda não foi publicado, regulamenta a disponibilização dessas tecnologias no SUS, garantindo o acesso das pacientes a tratamentos mais adequados e eficazes.
Mulheres diagnosticadas com câncer de mama metastático estão sendo privadas de um tratamento que poderia prolongar suas vidas e melhorar sua qualidade de vida. Enquanto isso, pacientes da rede privada já têm acesso a esses medicamentos, aprofundando as desigualdades entre o SUS e a saúde suplementar.
A falta de ação do @MinistériodaSaúde para disponibilizar esses medicamentos está colocando a vida de milhares de mulheres em risco! Ministério da Saúde, queremos o PCDT Rosa publicado!!
Leia a matéria da Folha, disponível para assinantes, em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/12/nisia-trindade-descumpre-promessa-de-disponibilizar-medicamentos-de-cancer-de-mama-no-sus.shtml