Notícias

[Atualizado] CNS lança cartilha para orientar realização de conferências de Saúde nos municípios e estados diante da pandemia

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) tornou pública nesta terça (09/03) o Manual Básico para Realização de Conferências de Saúde 2021. O documento apresenta, de forma didática, quais são os passos necessários para realizar uma conferência de saúde levando em consideração o contexto atual de pandemia de Covid-19. O material é destinado a conselheiros e conselheiras de saúde nos estados e municípios, além de agentes e ativistas do Sistema Único de Saúde (SUS), que contribuem com a participação social nos territórios.

As Conferências de Saúde são, junto aos Conselhos de Saúde pelo Brasil, os principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde no país, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas podem ser definidas por um amplo fórum de debates que conta com a participação de diferentes representantes da sociedade civil e do governo, sempre com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública. 

Como realizar eventos participativos diante da pandemia?

O documento reafirma as necessárias políticas de distanciamento social nos municípios, nos estados e no Distrito Federal, devendo os organizadores dos eventos manterem todas as normas sanitárias sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, prezando pela saúde de todos e todas durante o processo.

Para isso, a cartilha sugere que o máximo de atividades relativas às conferências seja realizado de modo virtual, com a atenção necessária para a garantia da participação de representantes de toda a sociedade. “Importante não esquecer das pessoas mais precarizadas, que precisam de apoio ou auxílio para acessar os ambientes virtuais em que se realizarão as atividades e debates da conferência de saúde”, alerta o documento.

Leia o Manual na íntegra [atualizado]

Fonte: Ascom CNS

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br