Notícias

Comissão debate situação da oncologia na pandemia

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (15) sobre a situação e os desdobramentos da oncologia no contexto da pandemia.

A reunião ocorre às 14 horas, no plenário 14, com transmissão interativa.

O pedido para o debate é da deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). Ela aponta dados levantados no sistema DataSUS que mostram a diminuição significativa na realização de biópsias no ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. “Quando comparamos os meses de março a dezembro de 2019 e 2020 observa-se um redução de 39,11% de biópsias realizadas. Em 2019, foram realizadas 737.804 procedimentos e, em 2020, 449.275”, alertou.

Para Nelma, a queda significativa de exames, procedimentos, tratamentos e cirurgias para pacientes oncológicos é motivo de preocupação. “Demonstra que teremos, além da pandemia pelo coronavírus, uma epidemia de casos avançados de câncer, em razão da diminuição de exames preventivos, tratamento e cirurgias”, destacou.

Foram convidados para o debate: a presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, Clarissa Mathias; o assessor parlamentar do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde Leonardo Vilela; entre outros. Representando a FEMAMA, a audiência contará também com a presença do Dr. Luiz Ayrton da ONG FMCS.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed with the ID 1 found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br