Notícias

Conheça as três perguntas que salvam!

Outubro é um mês muito especial para a #RedeFEMAMA. Durante 31 dias, empresas, ONGs e a sociedade dão atenção à pauta que nos move: a saúde contra o câncer de mama. Por isso, a FEMAMA tem a alegria de anunciar a Campanha Outubro Rosa da FEMAMA #perguntapraela!

Em 2022 o movimento consolida uma sequência de questionamentos que levam a reflexão à população brasileira. Com três perguntas é possível estimular que mais pessoas saibam sobre o câncer de mama, avanços das tecnologias para seu tratamento, ao longo dos últimos anos, e o quão importante é o diagnóstico precoce. Seguindo o conceito 3 perguntas que conscientizam, alertam e salvam, a campanha estimula a sociedade ao conhecimento e a reflexão sobre (novas) alternativas existentes aos pacientes, bem como o reforço sobre a realização de mamografias sempre que possível.

As perguntas que guiarão as reflexões à sociedade, neste ano, são:

1 – Sabia que descobrir antes aumenta as chances de cura?

A detecção em fase inicial continua sendo o principal recurso no controle do câncer de mama, tendo como aliada essencial a mamografia. O exame deve ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos e é a melhor forma de detectar o tumor no começo do seu desenvolvimento, aumentando as chances de cura.

2 – Você conhece os tratamentos para cada tipo de câncer?

O câncer é uma doença que causa a multiplicação anormal de células em determinadas regiões do corpo. Esses diferentes comportamentos são os principais fatores para distinguir os tipos de câncer. Na mama, os mais comuns são o não invasivo, o invasivo, o triplo negativo e o inflamatório. Para o câncer de mama, por exemplo, os tratamentos mais comuns são cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Nos últimos anos, a quimioterapia oral também passou a ser realidade.

3 – Você conhece os avanços da ciência contra o câncer de mama?

Sobretudo nos últimos 10 anos, os avanços científicos e tecnológicos trouxeram novas perspectivas para o combate ao câncer. Exames que permitem a identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia, marcadores moleculares e técnicas de cirurgia minimamente invasivas fortaleceram de forma expressiva o arsenal terapêutico contra a doença. O acesso a essas novidades permite que o paciente com câncer viva mais e melhor. Através do letramento da sociedade sobre a doença, estimulamos o cuidado e a participação pública, contribuindo para os movimentos das ONGs na busca por melhores condições de acesso à saúde, maior qualidade e mais direitos.

Ações de impacto estão sob desenvolvimento, e em breve serão compartilhadas nas redes sociais da FEMAMA. Por isso, até lá, acompanhe nossos conteúdos!

 

O site 3perguntasquesalvam.femama.org.br é uma alternativa de informações sobre a campanha deste ano. Compartilhe-o e engaje-se na luta!

A Campanha Outubro Rosa 2022 conta com seguintes investidores sociais, apoiadores e organizações parceiras:

Realização: FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama

Apoio institucional: Agência MOOVE, Mythago Produções e Radioativa Produtora

Investidores sociais: Astrazeneca, Bionovis, CBI of Miami, Condor, Daiichi-Sankyo, Libbs, Lilly, MARS, MSD, Novartis, Samsung e Umbro.

Apoio: Bio-Manguinhos Fiocruz

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br