Com o objetivo de ajudar a melhorar a resposta do Brasil ao aumento da carga do câncer, como parte de seu compromisso constitucional com a saúde como direito humano e como parte do esforço internacional para atingir a cobertura universal de saúde, a FEMAMA apoia a Iniciativa Integrada de Controle do Câncer para a América Latina (ICCI-LA).
Apresentado na manhã desta quarta-feira, o relatório da Iniciativa almeja discutir o contexto geral do sistema de saúde brasileiro no que se refere ao câncer, apresentando os principais desafios do sistema de saúde reconhecidos pelas partes interessadas e identificando as opções de políticas sugeridas pelos principais especialistas envolvidos no estudo da ICCI-LA.
Os principais métodos de investigação utilizados pela equipe de pesquisa incluem:
- Revisão da literatura e de conjuntos de dados publicados sobre o sistema de saúde brasileiro e a carga do câncer;
- Levantamento on-line realizado entre especialistas para verificar os principais desafios e oportunidades dentro do sistema de saúde brasileiro em relação ao câncer;
- Workshop virtual com as partes interessadas, facilitando a discussão dos especialistas em torno desses tópicos.
Os colaboradores do estudo propõem nove recomendações abrangentes que deveriam ser consideradas pelo sistema de saúde brasileiro a fim de abordar o aumento da carga do câncer e os desafios existentes para permitir a introdução de mudanças que melhorem a atenção oncológica. Conheça o documento clicando no link abaixo.