Notícias

No Dia Mundial do Câncer, FEMAMA discute vacinas para Covid-19 e reforça importância do diagnóstico precoce

O Dia Mundial do Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro, quando o mundo todo se une realizando diversas ações com o objetivo de reduzir o impacto global da doença. Aqui no Brasil, a FEMAMA, sua rede de 70 ONGs associadas, Instituto Oncoguia, Melanoma Brasil e Projeto Camaleão dão às mãos e conduzem o último ano da campanha trianual “Eu Sou e Eu Vou” promovida pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC).

Como parte da campanha de conscientização, a entidade criou o hotsite diamundialdocancer.femama.org.br/2021 com conteúdos a respeito de fatores de risco, tipos de câncer mais incidentes e formas de engajamento. Outra ação da campanha é a liveVacinação COVID-19: como ficam os pacientes com câncer?”, que será realizada no dia 04 de fevereiro, às 17h, em seu canal da FEMAMA, baseadas nas dúvidas de pacientes que a entidade respondeu também em seu site.

“Reunimos nosso time de especialistas do Comitê Científico-Técnico da FEMAMA para auxiliar a comunidade do câncer a entender como agir em relação à vacina contra a Covid-19. Os pacientes não precisam ter medo”, destaca Dra. Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA.

Para disseminar a mensagem de que o diagnóstico precoce ainda é a melhor ferramenta contra o câncer – a segunda principal causa de morte em todo o mundo – a FEMAMA também ilumina diversos pontos pelo Brasil com as cores azul e laranja, que marcam a campanha do Dia Mundial do Câncer. Muitos são ligados ao esporte, já que atividade física é uma das ações que diminuem os fatores de risco da doença.

Em Porto Alegre, onde fica a FEMAMA, o azul e o laranja vão iluminar a Arena do Grêmio, Estádio Beira-Rio e a Ponte do Guaíba. Em Canela, também no Rio Grande do Sul, quem recebe iluminação é a turística Catedral de Pedra. A Ponte Estaiada, em Teresina (PI), fecha a lista.

 

Dia Nacional da Mamografia: diagnóstico precoce para câncer de mama

Outra data importante para o câncer em fevereiro é dia 5, em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Mamografia, destacando a importância de se fazer o exame de detecção precoce do câncer de mama. A doença, quando detectada no início, tem chances de cura de até 95%.

“Uma em cada 12 mulheres terá câncer de mama no Brasil, sendo 66 mil novos casos previstos para o ano de 2021. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar milhares de mães, esposas, filhas e amigas. Cuidar de si mesmo e de quem você ama precisa ser um ato diário, o câncer não tem hora e nem dia marcado para acontecer”, destaca Caleffi.                                      

A fim de contribuir para que o autocuidado seja uma prática diária, a FEMAMA resgata a campanha “3 Perguntas que Salvam”, que incentiva homens, mulheres e jovens o tomarem uma atitude prática perguntando para as mulheres que amam:

  1. Você tem observado suas mamas?
  2. Você já marcou seus exames anuais?
  3. Você conhece seus fatores de risco?                                                                                                        

 

DIA MUNDIAL DO CÂNCER (4/2) – FEMAMA

Site: https://diamundialdocancer.femama.org.br/2021

Live: “Vacinação COVID-19 para pacientes com câncer” – 04/02/21, das 17h às 18h, no YouTube

ONGs apoiadoras: Instituto Oncoguia, Melanoma Brasil e Projeto Camaleão

ONGs Rede FEMAMA: AAMA, AAMA Cabo Frio, AAMN, AAMT, AAPCMR, AAPECAN, AAVCEG, ABAC-Luz, ABAMI do Litoral, ABRACE Búzios, ABRAPAC, ACCBC, ACCGD, ADAMA, AFECC, ALARA, ALICC, ALV, AMAJES, AMAR, Américas Amigas, AMI, AMO, AMOVI, AMP, AMUCC, ANLUCC, APCVIDA, APECAN Casa Rosa, APPO, ASFECER, ASPEC, Associação Cascavel Rosa, Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás, Associação Presente de Apoio a Pacientes Com Câncer – Padre Tiãozinho, CIAM, Elas Por Elas Vozes e Ações das Mulheres, FMCS, Fundação Laço Rosa, GAMA, GAPCCI, GRUMARE, Grupo Despertar, Grupo GAMA, Grupo Rosa e Amor, HUMSOL, IAC, ICC, IDVH, IMAMA, Instituto Avon, Instituto Mulher do Estado do Tocantins, Instituto Protea, Mão Amiga, NASPEC, Nossa Casa, Recomeçar, RFCC AL, RFCC AM, RFCC Blumenau, RFCC Brasília, RFCC Brusque, RFCC Criciúma, RFCC Gaspar, RFCC Içara, RFCC Itajaí, RFCC Jaraguá do Sul, RFCC Maravilha, RFCC PP, RFCC São Bento do Sul, RFCC União da Vitória, RFCC Xaxim, RFECC, Rosa Viva, Toque de Vida, UNACCAM e VIAMAMA

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br