Notícias

Nova representante da FEMAMA toma posse no Conselho Nacional de Saúde

A Diretora Administrativa da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), ONG associada à FEMAMA em Mossoró (RN), Ana Clébea Nogueira, tomou posse como a nova representante da FEMAMA no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A posse ocorreu nesta quinta-feira, 13, durante solenidade em Brasília. Ana Clébea substitui Carolina Abad, da Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, ONG associada à FEMAMA em Brasília (DF), que estava no cargo de representante titular da FEMAMA no CNS desde 2016. Antes de assumir a representação titular, Ana Clébea já atuava pela FEMAMA na Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres (CISMU) do CNS. Atualmente, a FEMAMA é membro titular em três comissões de saúde do CNS e suplente em duas. A atualização das representatividades em comissões deverá ocorrer em junho.

Dessa forma, a FEMAMA segue presente no CNS. Este espaço é muito importante na busca da garantia e ampliação dos direitos das pacientes de câncer de mama. A partir do trabalho da sociedade civil organizada, pode-se exercer o controle social para a efetivação das políticas públicas de atenção à saúde da mama, como cobrar a plena implementação de leis já aprovadas como, por exemplo, a Lei dos 60 dias (que garante o início do tratamento do câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença no SUS), solicitar a aprovação da lei que garante diagnóstico de câncer em no máximo 30 dias na rede pública de saúde e reivindicar a incorporação dos tratamentos mais modernos para as pacientes com câncer de mama metastático no SUS.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br