Notícias

Importantes discussões e compromissos firmados: Políticas Públicas de Controle ao Câncer de Mama e Ovário

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de 2024 foi marcado por um importante diálogo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul durante a Audiência Pública “Políticas Públicas de Controle ao Câncer de Mama e Ovário”. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado ocupa a terceira posição nas estatísticas de novos casos de câncer de mama e a sétima para neoplasia de ovário. Em relação à mortalidade, o RS é o 4º com maior número de mortes para ambos os tumores.

O fio condutor da discussão foram dois projetos de lei (PL) de autoria da Deputada Estadual Delegada Nadine. Os PLs 369 e 370/2023 propõem a criação de um Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama e a garantia de exames genéticos e procedimentos de saúde para mulheres com alto risco de câncer de mama e ovário no sistema público de saúde.

Maira Caleffi destacou: “O que salva um paciente lá na frente é que ele seja olhado como único; ele não pode ser apenas um número do cartão SUS. Depois que ele tem um diagnóstico, precisamos conhecer não só o paciente, seus hábitos, seus desejos, mas também precisamos conhecer o perfil do tumor. A partir do perfil do tumor e da história familiar daquele paciente, podemos otimizar, pensar em protocolos e adequar para que o paciente tenha o melhor desfecho. Se isso não acontecer, tudo que foi feito lá na atenção primária é perdido; torna-se gasto, não investimento. Precisamos fazer com que o paciente chegue no tratamento total.” 

Durante a audiência, a Vereadora de Porto Alegre Mônica Leal, recentemente diagnosticada com câncer de mama, deu seu depoimento, ressaltando o compromisso com a pauta. Patrícia Kauer, também compartilhou sua experiência familiar, ressaltando as diferenças de acesso e tratamento em relação à atenção básica e suplementar.

O evento contou com um público majoritariamente feminino e a presença de diversas autoridades e representantes de entidades, incluindo:

  • Tatiane Pires Bernardes, da Secretaria Estadual da Saúde;
  • Delegada Nadine, Deputada estadual do Rio Grande do Sul;
  • Mônica Leal, Vereadora de Porto Alegre;
  • Maira Caleffi, Presidente Voluntária da FEMAMA;
  • Cintia Seben, Presidente do Instituto da Mama do RS;
  • Rita Cunha, Diretora do Instituto da Mama do RS;
  • Daniely Votto, Diretora executiva do Instituto de Governança e Controle do Câncer;
  • Inara Ruas, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde;
  • Lisiane Hartmann, defensora pública e dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do RS;
  • Ivana Flores Genro, representante da Casa Civil;
  • Patrícia Kauer e Mariana Peirano, representantes do Comitê Advocacy do IMAMA.
  • Ana Cristina de Santo, poetisa da conscientização;

Além destas, houve manifestação da conselheira nacional de Saúde Shirley Morales, da representante do Conselho Regional de Enfermagem do RS Maria Rejane Seibel e da procuradora do Ministério Público Federal Suzete Bragagnolo, que participaram remotamente da sala virtual.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br