
A Femama e a Recomeçar, instituição associada à Femama no Distrito Federal, participam em Brasília dos encontros chamados “Quintas Femininas”, iniciativa da Procuradoria da Mulher do Senado e Secretaria da Mulher da Câmara, que, durante o mês de outubro, discutem assuntos referentes ao câncer de mama.
No dia 23/10, o tema do encontro foi “Prevenção de Tratamento do Câncer de Mama: Avanços e Desafios”. Participaram do debate a Dra. Fernanda Salum, mastologista chefe da Secretaria de Saúde do DF, Dr. Anderson Silvestrini, oncologista do Grupo Acreditar e Vice Presidente do Conselho Científico da Femama, Joana Jeker, Presidente da Recomeçar, entidade de Mulheres Mastectomizadas de Brasília associada à Femama e Dra. Rita, da Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal.
Com auditório cheio, Joana Jeker apresentou as ações da Femama em apoio ao Movimento Saúde +10, por mais recursos para a área da saúde, e a audiência pública sobre um ano de vigência da Lei dos 60 Dias, além de reforçar o pioneirismo da Femama em trazer o movimento Outubro Rosa para o Brasil. Também foram discutidos o processo de incorporação de medicamentos no SUS e a importância de se levar adiante o Projeto de Lei 5722/13, que determina o prazo de 30 dias para a realização do diagnóstico de câncer na rede pública.
O tema do próximo encontro, no dia 30/10, será “Reconstrução mamária”. O debate contará com a presença do Dr. Ricardo Caponero, médico oncologista e Presidente do Conselho Científico da Femama. O debate pode ser acompanhado pelo e-Democracia: http://edemocracia.camara.gov.br/
Quintas Femininas – “Reconstrução Mamária”
30/10
Local: Auditório da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Públicado DF. Setor Comercial Sul – Edifício Venâncio 2000 – Quadra 8 – 2º andar
Palestrantes: Dra. Kátia Torres – Cirurgiã plástica – ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do DF e Dr. Daniel Barbalho – mastologista do Hospital Sírio Libanês unidade Brasília e Dr. Ricardo Caponero – oncologista e presidente do Conselho Técnico da Femama.



