Representantes de 14 ONGs associadas integraram a comitiva da FEMAMA no Congresso Mundial do Câncer (WCC) em Paris entre 31/10 e 03/11. O grupo integrou a maior comitiva brasileira do evento, formada pela primeira vez pela FEMAMA.
Sabemos que a troca de experiências em oportunidades como essas geram transformações na atuação dessas pessoas, bem como para suas vidas. Veja o impacto dessa participação das voluntárias da FEMAMA. Confira alguns depoimentos de quem participou:
“Foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos a oportunidade de conhecer outras pessoas para expandir redes e trocar experiências com ONGs de vários países, além de estreitar laços com as ONGs afiliadas à FEMAMA. O tema que mais nos chamou atenção no Congresso foi a necessidade de ampliação da voz do paciente oncológico. Diante de tudo que vimos ficou ainda mais claro a importância de fortalecer nossas ações de Advocacy, buscando intervir na legislação e execução de políticas públicas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento em tempo hábil”.
Daniele Castelo Branco (ASSOCRIO/Fundação Nossa Casa)
“Um excelente encontro de altíssimo nível. Deu-nos oportunidade de aprender muito. Certamente todos os participantes voltaram fortalecidos e motivados para a luta contra o câncer. Já estive em vários encontros internacionais, porém participar de um evento das dimensões do WCC Paris 2016 foi uma experiência única, principalmente pela diversidade dos países participantes que enriqueceram muito o Congresso. Conhecer outros trabalhos e experiências na área do câncer ampliou minha visão e me permitirá elaborar melhores projetos e ações de advocacy. O Congresso mostrou que estamos indissociavelmente conectados pela mesma causa, não importa o quão distante possamos estar fisicamente. Aprendemos com a experiência uns dos outros que podemos fazer mais e melhor. O que mais gostei no evento foi a excelente oportunidade aprendizado, a troca de conhecimentos e o networking”.
Jurema Ramos (Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC)
“Foi uma oportunidade ímpar participar do World Cancer Congress. O conhecimento adquirido contribuiu para ampliar a minha visão sobre a atuação de ONGs e instituições de diversas partes do mundo. Mesmo os países mais ricos e desenvolvidos têm desafios no tratamento oncológico. Eu vi muitos casos de sucesso sobre advocacy e captação de recursos que vão me ajudar no trabalho que realizo na Recomeçar. Agradou-me muito ver a força da Femama e do Brasil no exterior, e ter a oportunidade de conhecer instituições internacionais como a International Cancer Control Partnership (ICCP), La Ligue Contre le Cancer, ALICC, entre outras. Fiquei impressionada com a grandiosa estrutura do evento e satisfeita com a abertura para a participação da sociedade civil”.
Joana Jeker (Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília – RECOMEÇAR)
“Obrigada à FEMAMA pela oportunidade de participar do Congresso em Paris, foi maravilhoso! Trocar experiências, saber de novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas no mundo para melhorar a vida dos pacientes de câncer, foi fantástico. Já estamos aplicando os conhecimentos. O que mais gostei foi de estar no stand da FEMAMA, realizando a oficina do Chaveiro da Vida e o Turbante da Superação, pois os contatos realizados foram com o mundo. O que ouvimos de palavras de apoio e reconhecimento aos nossos projetos foi a grande motivação para seguirmos na nossa luta”.
Tania Gomez (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL)
“Participar do WCC foi de grande aprendizado. Nunca pensei que iria poder participar de um evento a nível internacional. Percebi que mesmo com nossas dificuldades, o Brasil tem se empenhado para dar continuidade ao tratamento com câncer dos nossos pacientes. Sabemos ainda que há muito a se fazer, porém através do trabalho de advocacy que estamos realizando junto à FEMAMA e instituições, têm-se reduzido a distância do poder público. Em troca de experiência ou conversas ou até mesmo nas palestras, percebemos que cada dificuldade é inerente ao seu País. Percebemos que a FEMAMA tem um trabalho de advocacy muito forte o qual não percebemos em outras instituições participantes do Congresso, pelo menos que eu tenha assistido”.
Ana Clebea Nogueira (Grupo Toque de Mama – Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer – LMECC)
“Foi fantástico! Realmente estarmos envolvidas em parceria neste processo muito nos fortalece. As experiências aprendidas foram muitas. Encantou-nos e surpreendeu-nos a forma de algumas ONGs lidarem com a dor e o sofrimento do câncer; conseguimos testemunhar técnicas manuais de trabalhos em tecido e papel lindíssimos. Oportunizou-nos ainda a conhecermos outras ONGs brasileiras e delegações de outros países. A técnica do turbante feito de camiseta no stand da FEMAMA foi uma ótima experiência de troca de aprendizado. Todo esse aprendizado contribuirá para com nosso trabalho do câncer de mama”.
Gerti Berto (Associação Cascavel Rosa)
“Fiquei feliz e grata pela oportunidade de participar do WCC, junto com várias companheiras de luta pelo controle do câncer. A participação da delegação brasileira foi fruto de um esforço muito grande da Dra. Maira e equipe FEMAMA. Uma experiência ímpar considerando a magnitude do evento mundial e a real possibilidade de aplicarmos as aprendizagens em nossos projetos e campanhas”.
Leoni Simm (Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC)
“O estande da FEMAMA ficou bem evidenciado no espaço destinado as entidades, chamando a atenção dos participantes, com destaque ao trabalho de Tania Gomez com o Chaveiro da Vida, muito elogiado com a forma interativa com que trabalhou nas oficinas com os grupos. O estande com a liderança de Ana e com apoio de Elisa fez com que se instalasse um ponto de encontro e troca de informações muito importantes durante os quatro dias de evento. Todos participaram, cada um do seu jeito e criou-se uma identidade de grupo que se fortaleceu durante todo o congresso.”
Bianca Beraldi (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – AFECC)
“Nada se compara ao que vi, ouvi e vivenciei no Congresso Mundial de Câncer, onde recebi informações muito importantes. Repassarei às minhas companheiras, voluntárias como eu, na prevenção do câncer em minha cidade!”
Yara de Abreu (Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer – Mão Amiga)
"A participação no congresso em questão é um marco histórico na trajetória da APPO, pois trata-se do primeiro grande evento de capacitação internacional que participamos e que por conta dessa participação adquirimos conhecimentos e experiências para desenvolver, compartilhar e multiplicar ainda mais as ações já realizadas pela APPO, principalmente no que diz respeito à prevenção e no apoio junto aos pacientes, familiares e a população da cidade de Petrópolis/ RJ."
Antônio Ricardo da Silva (Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – APPO)
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO