
O Hospital de Câncer de Barretos lança no dia 16 de março o primeiro Atlas do Câncer em língua portuguesa. Desenvolvido pela Sociedade Americana de Câncer (ACS) em parceria com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e a União Internacional para Controle do Câncer (UICC) e com a colaboração do Hospital, o Atlas foi criado com o objetivo de aprimorar as consultas e tratamentos e traçar um panorama global da doença por meio de informações coletadas em 185 países.
Para o diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Câncer de Barretos, José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani, o Atlas é importante porque reúne informações objetivas, impactantes e em linguagem acessível. “O Atlas evidencia ainda, de maneira contundente, o impacto do câncer para a sociedade em diversos cenários pelo mundo, incluindo a América Latina”, afirma Fregnani.
A preocupação em difundir informação de forma generalizada é destacada pelo diretor executivo da União Internacional para o Controle do Câncer, Cary Adams. Segundo ele, “o Atlas é uma importante ferramenta para compartilhar informação sobre uma doença que atinge o mundo inteiro, mas que ainda é mal compreendida”.
“A primeira etapa da prevenção é a compreensão das causas e, nesse contexto, o Atlas apresenta um resumo valioso dos principais fatores de risco do câncer, enfatizando a variação geográfica das suas prevalências”, afirma Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer.
Para o diretor executivo da Sociedade Americana de Câncer, John R. Seffrin, essa edição do Atlas é única porque reúne opiniões de especialistas do mundo todo e conta com o envolvimento de mais de 40 autores e pareceristas. “A acessibilidade do Atlas também é outro diferencial, pois ele será disponibilizado em uma edição online gratuita e interativa”, afirma Seffrin.
PROBLEMA MUNDIAL
Levando em conta o crescimento e o envelhecimento da população, estima-se que o número de novos casos de câncer aumente de mais de 14 milhões em 2012 para aproximadamente 22 milhões em 2030, em todo o mundo. O maior crescimento, da ordem de 70%, será visto na África, Ásia e América Latina, devido à falta de recursos adequados nos países desses continentes.
“Com cerca de 600 mil novos casos por ano estimados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) para 2016, o câncer compreende a segunda causa de morte na população brasileira, ceifando a vida de 25 mil indivíduos anualmente. A estimativa é que, até os 75 anos de idade, um em cada cinco brasileiros desenvolva algum tipo de câncer”, alerta o texto de introdução do ‘Atlas do Câncer’.
SERVIÇO
Lançamento do primeiro ‘Atlas do Câncer’ em língua portuguesa
• Data – 16 de março de 2016
• Horário – 10h
• Local – WTC – Sheraton – Sala Fórum E – 4º. Andar – São Paulo
• Endereço – Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo, São Paulo
Na cerimônia de lançamento será anunciado o site que proporcionará acesso gratuito aos dados do Atlas. A versão impressa poderá ser comprada. Na ocasião, a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA e membro do conselho diretivo da UICC, fará uma apresentação sobre advocacy global.
Com informações de Assessoria de Imprensa Hospital de Câncer de Barretos.