
Melhorar a autoestima e a autoconfiança de mulheres com câncer. Com essa perspectiva o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançaram ontem o Projeto Fio a Fio. A ação vai beneficiar 20 pacientes portadoras da doença que estão em tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba, mantido pelo ICC. Elas vão receber perucas de fio de cabelo natural doadas por empresários. Além disso, o movimento promoverá a inserção do grupo no mercado de trabalho e na sociedade após o fim do tratamento.
A iniciativa vai trabalhar em duas frentes: promovendo a qualificação profissional de familiares das pacientes beneficiadas e contribuindo para a inclusão produtiva. Ao decorrer do projeto, serão realizadas campanhas e palestras internas com as funcionárias das unidades do Senac sobre ecologia humana, qualidade de vida e prevenção do câncer no universo feminino. De acordo com a gerente de inclusão e tecnologia social do Senac, Dorinha Madeira, o movimento é importante para incentivar a adesão de hábitos promotores de saúde. ?Vamos realizar uma série de ações como a doação de perucas, atendimento de visagismo, maquiagem e massagem despertando nessa mulher a importância para além do momento crítico?, diz Dorinha.
Conforme o presidente do ICC, Lúcio Alcântara, uma peruca de qualidade custa cerca de R$ 3.500, e o projeto dará a oportunidade para que pacientes com baixa renda adquiram o produto e resgatem a autoestima. ?O tratamento do câncer, com o uso dos medicamentos, leva a queda de cabelo. A mulher que está fragilizada pela doença, atingida fisicamente e emocionalmente, vai ter o apoio do projeto?, ressalta.
Apesar de ser lançado este ano, o projeto foi planejado durante três anos, segundo a superintendente de responsabilidade social do ICC, Débora Boni. ?O Fio a Fio não para só na peruca. É só o simbolismo. O projeto vai trabalhar com a parte estética das pacientes e, depois de fortalecidas, vão receber do Senac cursos gratuitos?, conta a superintendente.
A dona de casa Maria Vaneza dos Santos, 46, é uma das 20 pacientes que serão beneficiadas com a doação de perucas. Mãe de duas meninas, ela lembra que – logo após o nascimento da segunda filha, atualmente com 11 anos -, apareceu um caroço nos seios. Maria achava que o surgimento do incômodo na mama era algo normal e sumiria ao decorrer do tempo. Porém, depois de fazer exame de prevenção descobriu que estava com câncer. ?As pessoas olham para a cabeça da gente e já sabe que estamos doentes. Tem gente que fica com medo. Receber a peruca vai me ajudar muito.
Saiba mais
Para ser beneficiada pela iniciativa, a paciente do ICC interessada participará de seleção com base no perfil socioeconômico.
Entre os itens que definirão quem será beneficiada estão a renda per capita familiar e a situação psicológica e psicossocial da participante.
O formulário de inscrição com o questionário a ser respondido foi elaborado por uma assistente social e uma psicóloga do Instituto.
Serviço
Instituto do Câncer
Telefone: 3281 2865
Mais informações: www.hospcancer-icc.org.br
Senac
Telefone: 3270 5428
Mais informações: www.ce.senac.br
Com informações de O Povo Online
Saiba onde fazer doações de cabelo e encontrar perucas para pacientes de câncer em outros locais no Brasil:
Perucas! Instituições fornecem acessório a pacientes e recebem doação de cabelos