PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PREVÊ INVESTIMENTOS PARA O SUS ATÉ 2027. ÀS ENTIDADES DO SETOR ONCOLÓGICO, CABE AGORA CONHECER E ACOMPANHAR AS AÇÕES.
Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) terá um eixo dedicado à saúde. O plano de investimentos do governo federal terá como pilares para saúde a atenção primária, a atenção especializada, a preparação para emergências em saúde, o complexo econômico-industrial da saúde e a telessaúde.
Na atenção primária, prevê uma expansão da cobertura do SUS, com vistas a alcançar 73,1% da população brasileira por meio da criação de 4.500 novas equipes de Saúde da Família.
Especificamente sobre o setor oncológico, há destaque para investimentos de R$ 994 milhões no Instituto Nacional do Câncer (INCA), ampliando a oferta de serviços e pesquisa para combate ao câncer, equipamentos radioterapia, leitos de internação, salas cirúrgicas e poltronas de quimioterapia. Há também previsão de R$ 605 milhões em radioterapia, iniciando a segunda fase do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS e concluindo entregas da primeira fase.
A FEMAMA, que tem como prioridade o acompanhamento das melhorias na atenção primária e das medidas de garantia da detecção precoce do câncer e início do tratamento em até 60 dias para o paciente, seguirá monitorando os investimentos previstos.
Acompanhe nossas redes sociais e fique atento às próximas mobilizações da FEMAMA junto ao Ministério da Saúde, Estados e Municípios!