Notícias

Crescimento do tumor de câncer de mama

Existem diferentes tipos de câncer de mama. Nem todos os cânceres de mama crescem da mesma forma. Os médicos estudam a amostra de tecido da mama, retirado durante um exame chamado biópsia. A biópsia é a remoção de amostras de um tecido, como – por exemplo – um nódulo na mama. Os médicos examinam a amostra do tecido para aprender mais sobre ele e descobrir se a pessoa tem ou não tem câncer. A seguir, os médicos escrevem um relatório patológico que  explica o tipo de tumor que você tem. O seu relatorio também atesta se o tumor tem mais chance de crescer em forma rápida ou lenta. Os médicos usam o resultado do exame como um guia para ajudá-los a planejar o tratamento para seu câncer.

O relatório patológico utiliza um sistema de números e letras que informa o seu tipo de câncer e ajuda a  identificar qual é o “estágio” ou “estadiamento” do seu câncer.

Grau do tumor

O “grau do tumor” mostra qual é a probabilidade do seu câncer crescer e atingir outros órgãos rapidamente. Quando os médicos falam de “grau do tumor”, é uma forma de referir-se à seriedade do câncer. Os médicos examinam as células do câncer sob um microscópio para estimar o seu grau, em uma escala que vai de 1 a 3, dependendo da gravidade do caso. Os graus do câncer são os seguintes:

• Grau 1 ou grau baixo;

• Grau 2 ou grau intermediário;

• Grau 3 ou grau alto.

As células do câncer grau 1 se parecem com as células saudáveis e normais. Existe menor chance de que elas cresçam e se espalhem rapidamente. As células de grau 3 são as mais diferentes das células normais, são mais graves e podem crescer mais rápido.

Estadiamento do câncer

“Estadiamento do câncer” significa quanto câncer existe e se este se espalhou. Os médicos usam o termo para indicar:

• O crescimento do câncer;

• Se o câncer já se espalhou para outras partes de seu corpo;

• Se houve destruição de órgãos vizinhos.

Os médicos usam um sistema de letras e números para descrever quanto o câncer já se espalhou. Eles usam essa informação para decidir qual é o estágio. A informação ajudará seu médico a planejar o tratamento e também a descobrir o que poderá acontecer com o câncer.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br