Notícias

Equipe Multidisciplinar

Haverá muitas pessoas cuidando de você durante seu tratamento de câncer. Você terá o apoio de médicos e enfermeiras e, em alguns casos, também de outros profissionais da saúde que poderão lhe ajudar a lidar com o seu câncer de mama, como por exemplo: psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, todos eles treinados para ajudar mulheres a lidar com o câncer de mama. A seguir, uma lista dos membros de sua equipe de cuidados médicos de câncer, com a descrição da função de cada um deles.

 

Anestesiologista:
é um médico que faz a anestesia (por meio de drogas ou gases) para fazer você dormir e prevenir ou aliviar as dores durante ou após a cirurgia.

 

Assistente social:
ajudará a você e sua família a lidar com uma gama de problemas práticos, tais como finanças, cuidado das crianças, situação familiar e relacionamentos, direitos do paciente com câncer, transporte e problemas com os cuidados de saúde. É provável que o assistente social tenha treinamento especial em problemas relacionados ao câncer e possa aconselhar, responder perguntas sobre o tratamento e participar de grupos de apoio aos pacientes de câncer.

 

Cirurgião:
médico que realiza cirurgias. Você vai consultar o seu cirurgião antes e depois de realizar uma cirurgia conservadora, biópsia ou qualquer outro procedimento cirúrgico. O cirurgião removerá tumores e, se necessário, tecidos circundantes. Seu cirurgião trabalhará junto com os outros membros de sua equipe médica. Ele fará um relatório cirúrgico, ao seu médico pessoal e ao oncologista e rádio-oncologista, que ajudará a determinar o seu plano de tratamento futuro.

 

Cirurgião plástico ou especialista em cirurgia reconstrutiva:
é um médico que realiza operações para reconstruir partes do corpo afetadas por lesões, doenças ou tratamentos de câncer. Você poderá consultar-se com ele antes e depois da cirurgia de câncer de mama. Seu cirurgião plástico poderá fazer procedimentos de reconstrução de mama durante ou após uma mastectomia.

 

Clínico geral, médico pessoal ou médico de cabeceira:
pode ser um médico clínico ou ter uma especialização em ginecologia, medicina interna ou prática familiar. Usualmente é o médico que lhe examinou quando você teve sintomas de câncer de mama, se os teve. Este médico conversará com você sobre seu câncer de mama e estará envolvido no seu cuidado. Seu clínico geral fornecerá detalhes do histórico médico aos outros membros de sua equipe. Ele também lhe recomendará especialistas em cuidados de câncer de mama.

 

Enfermagem:
vários enfermeiros diferentes podem cuidar de pacientes com câncer de mama. Ele pode monitorar a sua condição, prover tratamento, conversar sobre os efeitos colaterais e ajudar você a se adaptar aos efeitos do câncer de mama. É um profissional que compartilha muitas tarefas com os médicos, tais como registrar seu histórico médico, conduzir exames físicos e até redigir prescrições (com a supervisão do médico). Um enfermeiro oncológico tem amplos conhecimentos sobre cuidados de câncer e pode trabalhar em várias áreas.

 

Fisioterapeuta:
especialista treinado em saúde que vai lhe ajudar a recuperar a força e movimentos após a cirurgia. Ensinará exercícios e outras formas de fortalecer seu corpo. Poderá utilizar massagem ou calor para restaurar e manter a força, funcionamento e flexibilidade do corpo.

 

Nutricionista:
profissional que presta atendimento em relação à prescrição, planejamento, análise e supervisão das dietas alimentares. Durante o tratamento de câncer, podem mudar seus gostos alimentares, seu paladar e sua aceitação a determinadas comidas; inclusive, seu apetite pode ser alterado. O nutricionista poderá lhe ajudar neste momento.

 

Oncologista:
é um médico especialista em cuidados e tratamentos de câncer. Ele ajudará você a fazer as escolhas relativas ao seu tratamento e poderá estar em contato com outros membros de sua equipe médica, para ter certeza de que você está recebendo o melhor tratamento possível. Seu oncologista fará o acompanhamento com você durante o tratamento.

 

Patologista:
médico que foi treinado para diagnosticar doenças examinando tecidos e amostras de fluidos. Determinará a classificação (tipo de célula), ajudará a determinar o estágio (extensão) do câncer e fará um relatório de patologia para que você e seu médico decidam entre as opções de tratamento.

 

Psicólogo ou psico-oncologista:
profissional que fornece acompanhamento psicológico a você, seus familiares, cuidadores e equipe que o acompanha. Sua função é prepará-la para enfrentar melhor o processo da doença, tanto do ponto de vista físico quanto emocional, dando condições para que você lide melhor com processos depressivos, angústias,relacionamento social, medos; enfim, sentimentos comuns em pessoas que são acometidas pelo câncer de mama. Também atua junto aos profissionais da área e visa prepará-los para lidar melhor com os processos de adoecimento e de morte.

 

Radiologista:
médico que tem treinamento especial no uso de raios-x, mamografia, ultrassonografia e outros procedimentos de imagem. É também treinado no diagnóstico do câncer de mama e de outras doenças. Seu radiologista faz um relatório para seu oncologista, médico, rádio-oncologista ou cirurgião e descreve o que descobriu. As imagens de radiologia e o resultado podem auxiliar no diagnóstico, na localização de tumores durante a cirurgia e tratamento radiológico, além de ajudar a esclarecer e determinar a extensão de seu câncer de mama.

 

Rádio-oncologista:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      médico que trata câncer com radiação (raios-x de alta potência). Ele decidirá que tipo e quanta radiação você deverá receber após a cirurgia conservadora ou mastectomia, ou como controlar o câncer de mama em estágio avançado. Este membro de sua equipe médica lhe assistirá com frequência durante e após o tratamento.

 

Radioterapeuta:
técnico treinado que trabalha com o rádio-oncologista (veja acima). Ele posiciona seu corpo durante o tratamento e lhe aplica a radioterapia.

 

Terapeuta ocupacional:
o profissional mais indicado para intervir nas questões ligadas à saúde, educação e vida social. Atua quando uma pessoa está passando por uma limitação, seja ela definitiva ou temporária, que pode afetar sua saúde e suas relações sociais. Ele vai ajudá-la a resgatar suas tarefas do cotidiano, bem como a pensar novos projetos e novas atividades a partir de sua doença.

 

Técnico em radiologia:
profissional de saúde treinado para auxiliar o radiologista. É quem posiciona seu corpo na posição correta durante os exames de raios-x e mamografias, para, em seguida, revelar e verificar a qualidade das imagens. As imagens feitas pelo técnico em radiologia são, então, enviadas ao radiologista para serem interpretadas.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br