
Com objetivo de denunciar a indústria do tabaco, a Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+) lançou a campanha nas redes sociais pelo fim do marketing de cigarros nos pontos de venda. A instituição produziu um vídeo que mostra com a indústria do tabaco faz propaganda de cigarros em pontos de venda, muitas vezes expostos junto com balas e chicletes, produtos que atraem crianças e jovens.
A propaganda de produtos de tabaco está proibida no Brasil desde que a lei antifumo entrou em vigor em 2014. A ACT+ alega que mesmo assim fabricantes investem em displays criativos e na exibição dos maços, que funcionam como publicidade desses produtos.
Para combater este tipo de ação no país, a ACT+ apoia o projeto de lei projeto nº 8303/2014, que implementa embalagens padronizadas para os produtos fumígenos derivados ou não de tabaco. A proposta é que tenham cor única, sem quaisquer elementos gráficos da marca ou do fabricante. O nome da marca, tamanho e cor de sua fonte serão padronizados em regulamento a ser expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto ainda prevê aumento do espaço para advertências sanitárias.
Conheça a campanha aqui: http://chn.ge/1OHXtTy