
A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos – APPO, ONG associada à FEMAMA em Petrópolis, no Rio de Janeiro, está oferecendo terapia holística como um de seus serviços aos pacientes com câncer. A Terapia Holística segue o princípio do tratamento do ser humano como um todo, abordando os elementos físico, emocional, mental e espiritual de cada um, formando um sistema que objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, se concentrando tanto na causa da doença como nos sintomas. Na APPO, o serviço é realizado pela terapeuta Sandra Siqueira.
“O Reiki e indicado para todo o tipo de pessoas, tendo ou não algum problema de saúde. Através da canalização de energias nos principais chacras, o Reike, buscamos oferecer aos pacientes o equilíbrio, o bem estar, o alívio das dores e o fortalecimento do sistema imunológico.”, explica.
A terapia holística é uma das terapias que mais crescem no mundo e geralmente fazem parte da medicina oriental, como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda, utilizadas há milhares de anos. O motivo do aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um ser integral. Sendo assim, pelo ponto de vista holístico, a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos corpos energéticos.
Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yoga, Acupuntura, Florais, Do-In, Shiatsu, Ta-Chi-Chuan, Massagens e Reflexologia, Ortomolecular, dentre outras. Essas práticas podem ajudar as pessoas a aliviarem o stress físico, dores nas costas, previne e combate depressões, insônia, TPM e ansiedades. Fazendo uso de vários métodos diferentes, é possível detectar o que está gerando o desequilíbrio.
Por semana, Sandra atende na APPO cerca de 20 pacientes, as quartas de 09h30 às 18h e quintas-feiras de 09h30 às 14h. Os agendamentos podem ser feitos na secretaria ou diretamente com a profissional, que realiza a terapia voluntariamente, não gerando nenhum custo aos pacientes assistidos pela associação.
“Vale ressaltar que o reiki não tem vínculo com nenhuma religião, é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a OMS. Não existe faixa etária pra fazer o tratamento, ele pode ser feito desde gestante a idosos”, completa a terapeuta.