
O Pará é o 19º estado brasileiro a contar com uma ONG associada à FEMAMA. Em fevereiro, a Associação Amigas do Peito do Pará, de Belém, passa a fazer parte da família FEMAMA. Desde 2013, a AAPP executa projetos de apoio a pacientes com câncer no Norte do país.
Presidida pela odontóloga Patrícia Cítero Peixoto, a ONG é localizada na Travessa Quatorze de Abril, 1397/sala 101, no bairro São Brás, e atua fortemente em advocacy, como a FEMAMA. A instituição possui projetos nessa área e promove programas de prevenção da saúde, colaborando com pesquisas relacionadas ao câncer, promovendo a garantia e defesa dos direitos do paciente oncológico, de forma continuada, permanente e gratuita.
A instituição também presta assistência social e apoio a pessoas com câncer, por meio de equipe multidisciplinar (advogados, assistentes sociais, psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogas, enfermeiras e médicos).
Constituída oficialmente em maio de 2016, a associação já participou de sessões e audiências nas secretarias de saúde, Câmara Municipal de Belém e Assembleia Legislativa, com apoio direto de vereadores e deputados estaduais e federais. A AAPP é membro da Câmara Técnica Oncológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará e membro da Comissão de Saúde da OAB/PA. Na esfera nacional, já participou de reuniões com Ministro da Saúde e audiências no Congresso Nacional.