Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda maior causa de mortes em todo o planeta – enfrentá-lo é um grande desafio, não somente para pacientes, mas também para governos, gestores públicos e privados, profissionais e instituições de saúde, universidades e o terceiro setor. Na busca por oferecer de forma mais eficaz, justa e sustentável os cuidados necessários às pessoas com câncer, o Brasil está entre os sete países a receber um projeto inovador global: C/Can City Cancer Challenge, criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC). A iniciativa busca criar uma comunidade global de cidades e alianças estratégicas para atuar juntas no planejamento e implementação de soluções locais no combate à doença, desde o diagnóstico até o tratamento.
A capital do Rio Grande do Sul foi a terceira cidade da América Latina selecionada para fazer parte desta aliança e receber todo o apoio necessário. Porto Alegre tem 1,4 milhão de habitantes (IBGE, 2018) e uma incidência estimada de 7670 casos de câncer por ano (INCA, 2018). Dados que impulsionaram a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o Hospital Moinhos de Vento, e a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Saúde a participar do projeto. Em 5 de setembro, a partir das 11h15, no 6º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) em São Paulo, serão compartilhadas as principais ações, estratégias e aprendizados adquiridos a partir de um grande mapeamento realizado no município, durante o painel “Metodologias inovadoras no enfrentamento do câncer: a experiência City Cancer Challenge no Brasil”, organizado pela FEMAMA.
“Temos percebido uma mudança de paradigma a partir da chegada do C/Can em Porto Alegre em 2018. É a primeira vez que o Brasil recebe um projeto como este, que influencia a forma como as partes interessadas, tanto do setor público quanto privado e representantes da sociedade civil colaboraram para melhorar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de forma equitativa e com qualidade”, afirma Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA e chefe do setor de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento.
A meta é trabalhar duro para reduzir em 25% a mortalidade por câncer em Porto Alegre até 2030. “O câncer pode até ser um problema global, mas as soluções para vencê-lo são locais, e elas dependem dos esforços de todos. A cidade poderá servir como modelo para a metodologia ser incorporada nacionalmente. Dessa forma, vamos conseguir melhorar a assistência em saúde a toda a população brasileira”, comenta a mastologista e líder do Comitê Executivo do CCan em Porto Alegre.
Panorama geral do C/Can
Porto Alegre foi selecionada como Cidade-desafio em agosto de 2018. A candidatura do município foi bem-sucedida graças à união e mobilização da FEMAMA, do Hospital Moinhos de Vento e da Secretaria Municipal de Saúde, à época encabeçada por Erno Harzheim, atual Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, e hoje comandada por Pablo Stürmer.
A partir de então, foi feito um mapeamento das principais instituições e prestadores de serviços ligados ao câncer até fevereiro de 2019, com a identificação e convocação de 15 líderes locais de setores relevantes e a criação de um Comitê Executivo Multissetorial da cidade. O passo seguinte foi realizar um diagnóstico situacional de todo o município para identificar lacunas no tratamento do câncer e propor soluções. Entre março e maio deste ano, 168 profissionais de 33 instituições e 98 pacientes participaram da avaliação dessas necessidades, que foram base para a etapa de priorização e desenvolvimento de um plano de atividades com objetivos estratégicos, finalizada neste mês.
“As soluções que serão implementadas foram definidas a partir das principais necessidades encontradas no município, e buscam garantir maior agilidade ao diagnóstico e tratamento, assegurar acesso a tratamentos essenciais e a cuidados paliativos, desenvolver capacidades de recursos humanos para o tratamento da doença, melhorar a vigilância do câncer e a utilização de dados, bem como aumentar a educação do paciente e o acesso à gestão do tratamento de câncer de qualidade”, explica Maira.
Essa rede única de parceiros locais, regionais e globais trabalhará em conjunto para levar inovação, assistência técnica, recursos e competências complementares para viabilizar soluções sustentáveis de tratamento do câncer. A implementação de um conjunto de atividades na cidade está prevista para começar até o final do deste ano.
Painel no TJCC
Com a presença de membros do Comitê Executivo Multissetorial de Porto Alegre – Dra. Maira Caleffi, Rafael Vargas do Hospital Santa Casa, Marcelo Capra do Grupo Hospitalar Conceição, Tatiana Breyer da Secretaria Municipal de Saúde, Nyaya Nunes do Imama, o painel, que conta com o investimento social da Roche, Novartis e Varian, apresentará a iniciativa, os pilares e os principais aprendizados até o momento. A ideia é contribuir para fortalecer as discussões e reflexões sobre a importância da colaboração entre atores público e privados, como desenvolver técnicas para mensurar e desenvolver um plano de atividades com objetivos estratégicos visando alcançar o acesso em tempo oportuno, qualidade no tratamento e o fortalecimento do sistema de saúde.
As inscrições para participar do evento são realizadas pelo site do congresso e são abertas a todo o público. “Estamos presenciando um avanço nas tecnologias e tratamentos, mas mesmo assim, o número de mortes por câncer continua aumentando. O combate à doença precisa, urgentemente, se tornar uma prioridade. Porto Alegre é um exemplo para todo o Brasil – com mobilização e apoio, é possível que as cidades trabalhem por conta própria no enfrentamento do câncer, que deve ser visto como um problema de atenção primária”, conclui.
Painel “Metodologias inovadoras no enfrentamento do câncer: a experiência City Cancer Challenge no Brasil”
Data: 5 de setembro
Horário: 11h15 às 13h
Local: 6º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer | Teatro WTC Events Center
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12551 – Brooklin Novo, São Paulo – SP
Inscrições: https://www.congresso.tjcc.com.br/