
Ontem (15/10) o Jornal Bom Dia Piauí, da TV Clube, retransmissora da Rede Globo no estado, exibiu reportagem sobre a Carreta da Mulher, projeto realizado através de uma parceria entre a Fundação Maria Carvalho Santos, instituição associada à Femama no Piauí, e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.
Veja reportagem na íntegra
Há quase dois meses rodando o Piauí, a Carreta da Mulher, equipada com um mamógrafo, já rodou 2.700 quilômetros, passando por sete cidades e atendendo 1.200 mulheres. Por semana o caminhão tem capacidade para realizar duzentas e cinquenta mamografias. Os resultados são analisados por médicos especialistas que ficam em Teresina, que diante de qualquer alteração, encaminham a paciente para o serviço público especializado.
A carreta deu oportunidade para que pessoas como a aposentada Precila Maria de Jesus pudessem realizar o exame pela primeira vez. "Eu disse graças a Deus que agora eu vou saber como é um exame desse de mama, porque eu nunca fiz uma exame desse", afirmou.
Outra beneficiada é a costureira Ana Francisca Pereira de Sousa, que não precisou se deslocar até a capital Teresina para fazer o exame, como aconteceu com suas duas filhas, que tiveram câncer de mama e precisaram viajar 427 km para conseguirem diagnosticar a doença.
"Cuidei da primeira e estou cuidando da outra e com fé em deus vai dar tudo certo'', disse.''Preocupada, dona Ana também quis fazer o exame mas não precisou viajar, pois o caminhão da mulher estava em sua cidade. ''Eu fiquei feliz. Você tá prevenindo uma coisa que poderia acontecer pior mais na frente, né?''.A iniciativa da carreta partiu de uma Fundação Maria Carvalho que atende vítimas da doença, em Teresina. Segundo a instituição, com apenas este caminhão, é possível dobrar o número de exames realizados por ano. "Nós estamos aumentando a possibilidade de diagnóstico precoce que é de interesse para a cura da doença e de interesse para o estado, que há uma diminuição dos custos de tratamento e de interesse da própria mulher que tem a chance maior de vida, que é tudo o que nós desejamos."
Com informações de G1