Em meio às catástrofes no Rio Grande do Sul, a FEMAMA expressa sua solidariedade a todos os cidadãos, especialmente aos pacientes oncológicos e ressaltamos: durante este período, é de suma importância priorizar a segurança e seguir as orientações das autoridades locais. “Entendemos que este momento pode gerar preocupações ainda maiores para aqueles que estão em tratamento oncológico, mas queremos tranquiliza-los, esclarecendo que uma pausa provisória não terá impacto significativo no tratamento nem afetará de forma relevante as chances de cura ou de controle da doença”, explica a Dra. Maira Caleffi, mastologista e Presidente Voluntária da FEMAMA.
O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com outras entidades, está mobilizando uma iniciativa para apoiar os pacientes oncológicos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O objetivo é identificar as principais dificuldades enfrentadas por esses pacientes em relação ao seu tratamento, incluindo acesso a exames, consultas e medicamentos. Para isso, é necessário que os pacientes preencham um formulário online, onde poderão relatar suas necessidades. As informações coletadas serão essenciais para direcionar o auxílio de forma mais efetiva. Contamos com sua ajuda para divulgar essa iniciativa compartilhando-a com pessoas que precisam de apoio.
Assim, aconselhamos os pacientes a resguardarem-se, evitando perigos e focando o máximo possível na manutenção de sua saúde e bem-estar. Evitem exposições desnecessárias à água contaminada e aos riscos associados às enchentes, pedimos que todos que podem permaneçam em locais seguros e sigam as medidas de precaução recomendadas pelas autoridades de saúde.
Reconhecemos que a interrupção temporária do tratamento pode gerar ansiedade e preocupação, mas é importante ressaltar que medidas de segurança devem ser priorizadas. O sistema de saúde está buscando soluções para reativar os atendimentos assim que possível e nós estamos acompanhando esse processo para que a informação correta possa chegar a quem precisa. Os canais de comunicação do IMAMA seguem disponíveis para as pacientes do estado para serviços, dúvidas e quaisquer necessidades.