Notícias

FEMAMA lança documento com recomendações para melhorar o controle do Câncer a partir de aprendizados na pandemia

Confira o Documento de Posição da FEMAMA sobre as lições aprendidas na pandemia clicando nesse link!

Assista o lançamento clicando aqui.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do controle do câncer no país, a partir dos aprendizados com a pandemia de Covid-19, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) lança hoje, dia 7 de junho, em evento online, um documento inédito, com informações e recomendações. O Documento de Posição apresenta caminhos para políticas públicas e para melhorar a governança da saúde na área oncológica.

Para a sua concepção, a entidade reuniu representantes de públicos estratégicos para discutirem experiências e visões distintas sobre os aprendizados da pandemia da Covid-19 para serem, também, trabalhadas para o controle do câncer, não necessariamente o de Mama. O documento sintetiza essas discussões e aponta recomendações para que o governo, as entidades do setor privado e da sociedade civil se unam em defesa da redução da morbimortalidade pela doença.

“Estamos entregando um documento para ser uma referência em um cenário preocupante que temos acompanhado. A Oncologia precisa ser vista como uma questão de alta prioridade em saúde e queremos que as soluções apresentadas possam contribuir para a união de esforços que resultem em inovações e adaptações para controlarmos a doença, assim como tivemos no enfrentamento a pandemia”, afirma a Drª Maira Caleffi.

A FEMAMA considera o câncer uma crise de saúde pública que, se não enfrentada de forma assertiva e com a tempestividade e estrutura necessárias para tratá-la como uma prioridade, pode se tornar uma séria emergência em saúde pública, como já foi declarado em outros países. Diante desse contexto, a FEMAMA promoveu uma reflexão sobre o cenário da saúde na pandemia, reforçando o seu compromisso com a qualidade de serviços de saúde disponíveis aos pacientes oncológicos. O estudo foi realizado após uma série de encontros virtuais com lideranças da entidade e das suas ONGs associadas, que somam mais de 70 membros do Governo, pacientes, profissionais da saúde, representantes da indústria farmacêutica e operadoras de saúde e de entidades do setor. Foram estruturados questionamentos prévios para serem abordados durante os encontros seguindo uma estratégia baseada na metodologia usada na Iniciativa de Controle Integrado do Câncer na América Latina (ICCI-LA). “Provocamos um debate aberto a os públicos de interesse para buscarmos envolvimento e engajamento que resultasse em ações viáveis e concretas”, complementa Maira.

Crédito da imagem destaque: Fusion Medical Animation/Unsplash.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br