A FEMAMA, através da sua representante no Conselho Nacional de Saúde, Carolina Abad, teve a oportunidade de apresentar as ações realizadas pela instituição no Dia Mundial do Câncer, durante a 290ª Reunião Ordinária do CNS, nos dias 16 e 17 de fevereiro em Brasília.
Uma das ações apresentadas foi a mobilização de ONGs associadas à FEMAMA para entrega de requerimentos para a realização de Audiências Públicas nas Assembleias Legislativas. Essas audiências debaterão o que mudou ou não em relação a políticas públicas de acesso a novos tratamentos para pacientes com câncer de mama metastático na saúde pública em cada estado, dando continuidade aos Ciclos de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares.
Bahia e Rio Grande do Sul já realizaram essa Audiência. Outros estados com o evento previsto são Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, que também devem discutir a necessidade de oferta de tratamentos inovadores para pacientes de câncer de mama metastático.
Ainda, durante a apresentação da FEMAMA no CNS, destacou-se a importância de fortalecer o controle social na construção de políticas públicas de saúde, por meio de participação nas Conferências de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde e Conferência Livre de Comunicação em Saúde.