Notícias

FEMAMA e Instituto Oncoguia promovem atividade na 16ª Conferência Nacional de Saúde

Durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília (DF), a FEMAMA e o Instituto Oncoguia serão responsáveis por uma atividade autogestionada que acontecerá na tarde de segunda-feira, 05 de agosto, das 14h30 às 16h30.

A atividade está dentro da proposta do Eixo II – Consolidação dos Princípios do SUS e envolve palestras e discussões sobre acesso a diagnóstico e tratamento do câncer no sistema público de saúde, especialmente no que se refere ao PLC dos 30 Dias, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional que garante o diagnóstico do câncer em até 30 dias após a sua suspeita.

No dia seguinte, a FEMAMA fará outra atividade autogestionada, dessa vez em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e a ACT Promoção da Saúde. Com o título “Promoção da Saúde e Diagnóstico Precoce do Câncer”, o evento também terá o PLC dos 30 Dias como foco. Na ocasião, haverá coleta de assinaturas dos delegados para uma moção com destino ao Presidente da República e ao Ministro da Economia com argumentos para a sanção da lei, se ela for aprovada no Congresso Nacional.

No documento, assuntos como o aumento da tributação de refrigerantes e bebidas adoçadas, bem como a manutenção da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CONICQ), também são abordados e continuidade da oferta e disponibilização de medicamentos antineoplásicos no SUS.

 

PROGRAMAÇÃO

14h30 – Abertura

• Ana Clébea Nogueira, Membro da Diretoria e Representante da FEMAMA no CNS

14h40 – Acesso ao Diagnóstico Oncológico

• Joana Jeker, Representante da FEMAMA e presidente da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar)

15h – Acesso ao Tratamento Oncológico

• Tiago Matos, Diretor de Advocacy do Instituto Oncoguia

15h20 – Perspectivas Políticas

• Carmen Zanotto, deputada federal (SC) e autora do PL dos 30 Dias (a confirmar)

15h40 – Debate

• Mediação: Joana Jeker, Representante da FEMAMA e presidente da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar)

16h30 – Encerramento

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br