Notícias

FEMAMA lança eBook sobre como usar verba no combate ao câncer de mama

Com o objetivo de ajudar gestores públicos a acessar e usar a verba garantida pela Portaria GM/MS nº 3712, de 22 de dezembro de 2020, para ampliar a realização de exames para câncer de mama e colo do útero, a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições de Apoio à Saúde da Mama acaba de lançar um e-book com todas as informações necessárias para os estados e municípios acessarem os recursos.

A Portaria 3712 institui incentivo financeiro federal de custeio para fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no SUS, com foco no câncer de mama e de colo de útero. São R$ 150 milhões disponíveis. Cada estado já recebeu no Fundo Estadual a sua parte, o valor varia em função da meta de desempenho apurada em 2019.

Este incentivo financeiro é excepcional, destinado ao fortalecimento e continuidade das ações de detecção precoce, por meio de rastreamento do câncer de mama e de colo de útero, com ampliação da cobertura da população-alvo em 30%, a partir das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como medida estratégica complementar no enfrentamento aos impactos causados ao Sistema de Saúde pela pandemia da Covid-19.

É preciso um senso de urgência para que esse incentivo garanta a saúde de tantas mulheres, uma vez que o recurso previsto pela portaria deve ser empenhado até o final de 2021.

Para acessar o eBook, gratuitamente, e saber como usar a verba, CLIQUE AQUI.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br