No dia 27 participamos de de um encontro técnico promovido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para discutir a CP144 que tratou dos critérios de pontuação sugeridos pela ANS para o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica – OncoRede, especificamente no que diz respeito ao rastreamento populacional para o câncer de mama. A CP144, encerrada no dia 24, recebeu mais de 63 mil contribuições e contou com ampla adesão de organizações da sociedade civil e pacientes oncológicos.
Como representantes dos direitos dos pacientes oncológicos, ressaltamos a importância de incluir também as mulheres com idades de 40 a 49 anos no programa, com base nas evidências disponíveis em estudos recentes, o que é apoiado pelas sociedades médicas. Ao final do encontro, a ANS concedeu um prazo de 30 dias para que sejam apresentados estudos e dados que possam aprimorar a proposta.
Seguiremos acompanhando essa situação e participando de espaços de discussão. Nosso compromisso é levar a demanda dos pacientes de todo o país com vistas a qualificar o serviço de oncologia, tanto na rede pública como na rede privada.