O Fórum de Combate ao Câncer da Mulher, realizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), terá sua quinta edição em São Paulo. O evento promoverá o encontro de Organizações Não Governamentais, pacientes e especialistas para debater questões relacionadas ao câncer de mama. Entre os temas abordados estão o registro compulsório do câncer, as implicações econômicas do diagnóstico tardio na sociedade, o papel dos cuidadores e o impacto do tratamento na família, o acesso adequado a diagnóstico e tratamento nas redes de saúde, testes para detectar alterações genéticas hereditárias. Também serão trabalhadas informações relevantes para que instituições e grupos de pacientes possam articular políticas em saúde e estabelecer relações estratégicas para seu desenvolvimento e sustentabilidade, firmando pontes com profissionais de saúde, indústria e pacientes, entre outros.
V Fórum de Combate ao Câncer da Mulher – XVII Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas de Grupos de Apoio à Saúde da Mama
Data: 29 de Novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Liberty Eventos
Endereço: Alameda Santos, 1357 – 6º andar. São Paulo/SP
Inscrições e Programação completa: http://bit.ly/2SSJz9v
Valor do Ingresso: R$ 35,00
O Fórum será realizado em 29 e 30 de novembro. O primeiro dia, que acolhe a programação do XVII Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas e Grupos de Apoio à Saúde da Mama, será aberto a ONGs que fazem parte da rede FEMAMA, outras instituições do terceiro setor com atuação relacionada à oncologia, pacientes, profissionais de saúde, de gestão pública e acadêmicos. As inscrições podem ser feitas, até 28 de outubro, por meio do link: http://bit.ly/2SSJz9v
Ainda de acordo com o levantamento, o câncer de mama metastático afetou o bolso, já que 49% abandonou a vida profissional; logo, a renda familiar é impactada, enquanto cresce os gastos com saúde.
Esse ponto será mais bem exposto no Estudo The Economist: “O Impacto econômico do diagnóstico tardio de câncer de mama no município de São Paulo”.
Para a médica mastologista e presidente voluntária da FEMAMA, Maira Caleffi, está é “uma oportunidade ímpar de conhecer os mecanismos de acesso à assistência em saúde plena, cujo apoio do terceiro setor é fundamental. Nosso objetivo é fortalecer a rede de ONGs direcionadas ao paciente oncológico, alinhando o trabalho desenvolvido nacionalmente a fim de proporcionar melhor cenário às mulheres que enfrentam o câncer. Por fim, vamos munir de informações as pacientes e todos os envolvidos no seu cuidado, para que consigam empoderar-se e combater a doença”.
No dia seguinte, 30 de novembro, será realizada a agenda do Fórum o VII Encontro de Redes Regionais, exclusivo para instituições associadas à FEMAMA, com uma programação voltada ao fortalecimento do papel da Federação e sua rede de instituições e à discussão de pautas relativas à defesa de direitos de pacientes com câncer de mama.
Ele será destinado exclusivamente às instituições associadas da FEMAMA e terá debates sobre a defesa de direitos dos pacientes com câncer de mama. O evento conta com investimento social de Azul, Instituto Avon, Novartis, Roche e Pfizer.