A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil realiza audiência pública nesta quinta-feira (11) para debater as políticas públicas de combate ao câncer de mama. A audiência será realizada às 14 horas, no plenário 13.
O deputado Weliton Prado (Pros-MG), que propôs a realização da audiência, lembra que, em 2020, 66 mil mulheres foram diagnosticadas com tumor na mama no Brasil e cerca de 14 mil brasileiras vão a óbito por conta da doença todos os anos.
“Para se ter uma ideia do quanto é preciso avançar no Brasil, há quase 20 anos não são incorporados no Sistema Único de Saúde (SUS) novos tratamentos para a forma metastática da doença, que corresponde a 70% dos casos. Contudo, as terapias já estão disponíveis na rede privada de saúde”, disse o deputado.
Debatedores
Foram convidados para o debate:
– Silvia Ferrite, paciente de câncer de mama metastático, participou na 100° reunião da Conitec colaborando com a perspectiva das pacientes para a incorporação dos inibidores de ciclina no SUS;
– Maria Cristina Sanches Amorim, gerente-geral da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama); e
– Maria Helena Mendonça, médica radiologista.