Notícias

Grupos de apoio ao paciente com câncer de mama se reúnem em SP

A Femama promoveu nos dias 7 e 8 de agosto, em Valinhos, interior paulista, o seu 1º Encontro da Regional Sudeste. Reunindo cerca de 35 representantes de entidades associadas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o evento foi uma iniciativa para capacitar as organizações em gestão, advocacy e sustentabilidade, com objetivo de fortalecer a atuação do terceiro setor.

A Femama acredita que capacitar às lideranças regionais é um passo fundamental para sua atuação, pois possibilita o envolvimento da sociedade civil, a troca de experiências e o acesso a um conhecimento maior sobre o assunto, que impacta na vida de milhares de mulheres. “Mais do que conhecer metodologias, foi uma forma de refletir sobre como as organizações de referência no Brasil e no mundo estão se fortalecendo a partir das suas estratégias de mobilização”, avaliou Maira Caleffi, médica mastologista presidente da Femama.

Esse é um modelo de Encontro que promove a troca de vivências e a cooperação entre as voluntárias. “Nós conseguimos definir quais são as nossas prioridades e estratégias para o engajamento social”, afirmou Cristina Thurler Lessa, diretora executiva do Grupo Rosa Amor, de Valinhos.

 Durante os dois dias de atividades, as participantes discutiram medidas para conseguir a adesão de indivíduos e empresas na causa, além de criarem soluções para sustentabilidade das instituições. As dinâmicas foram conduzidas pelos palestrantes Rodrigo Alvarez e Tana Bassi, consultores do Instituto IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).

O Encontro foi realizado na sede do Grupo Rosa e Amor, espaço construído a partir das doações e colaboração da comunidade local. Com a nova sede o Grupo, poderá superar o número de atendimentos às mulheres da região que só no ano passado foi de 6 mil.

Com o apoio do IDIS e patrocínio do Instituto Avon , Roche e Azul Linhas Aéreas, o Encontro integra o “Projeto Redes Regionais: Femama no Controle do Câncer de Mama.

Recentemente, a Federação reuniu entidades da Regional Sul, do Centro-Oeste e Norte do País. O próximo Encontro, em setembro, no Piauí, reunirá associadas da região Nordeste e fechará o ciclo deste projeto em 2012.

São Paulo e o câncer de mama
Estima-se que, em 2012, o Estado de São Paulo terá uma média de 72 novos casos de câncer de mama para cada 100 mil habitantes, segundo INCA. No país, o índice de casos na região Sudeste só fica atrás do Rio de Janeiro, onde o índice é de 94 casos para 100 mil pessoas.
 

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br