Notícias

Estudo SIX: Pesquisa clínica para avaliação da crioablação no tratamento de câncer de mama inicial

O Instituto de Pesquisa do Hcor, em parceria com a FINEP, no Estado de São Paulo, está em busca de mulheres com diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial para participação no Estudo SIX, pesquisa clínica que irá avaliar a crioablação, em comparação à cirurgia convencional, para o tratamento da doença.

A crioablação é um procedimento minimamente invasivo que utiliza uma técnica não cirúrgica de ciclos de congelamento e descongelamento dos tumores para destruir as células localmente. O procedimento de crioablação é ambulatorial, ou seja, não necessita de internação, pois utiliza apenas anestesia local e o congelamento tem um efeito anestésico adicional. O procedimento já é realizado com segurança no tratamento de tumores benignos da mama, câncer de fígado, ossos, pulmão, rim e próstata. 

Inicialmente, o Estudo SIX irá recrutar somente pacientes de algumas localidades do Estado de São Paulo, com câncer de mama invasivo em fase inicial, no qual o tratamento cirúrgico seja a primeira opção. Serão incluídos pacientes de ambos os sexos, acima de 18 anos.

Quem tem interesse em participar do Estudo SIX deve conversar com seu médico para que o profissional preencha o formulário da pesquisa. As respostas serão avaliadas pela equipe responsável e o médico será avisado se os requisitos de inclusão forem atendidos. Médicos que desejarem, também podem conversar com pacientes que se enquadram no perfil da pesquisa para apresentar a possibilidade de participação, por meio do mesmo formulário.

O estudo irá incluir 750 pacientes, que serão alocados aleatoriamente em dois grupos: Crioablação e Cirurgia Mamária. Independente do grupo de tratamento, todos devem realizar pelo menos cinco sessões de radioterapia adjuvante após o procedimento e deverão ser acompanhados por um ano.

O procedimento de crioablação será realizado em diferentes centros médicos do Estado de São Paulo: Hospital Hcor, Hospital São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein, além das cidades de Jundiaí, Jaú, Campinas e Bragança Paulista. Para o grupo da cirurgia convencional o tratamento será realizado no hospital de origem.

A FEMAMA reconhece a importância da pesquisa clínica para o avanço dos tratamentos oncológicos, com foco na qualidade de vida das pessoas, e entende que a participação de médicos e pacientes nos estudos pode ser benéfica para todos os envolvidos.

Informações:

https://www.hcor.com.br/instituto-de-pesquisa/estudos-clinicos/estudo-six/

Instituto de Pesquisa Hcor-SP: (11) 3053-6611 – ramal 7760

Fonte: Associação Beneficente Síria – Hcor

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br