Notícias

Universidade FEMAMA lança novo curso sobre navegação de pacientes

Hoje, dia 24, a Universidade FEMAMA, plataforma de ensino à distância e capacitação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), disponibilizou gratuitamente sua mais nova capacitação. O Curso de Introdução à Navegação de Pacientes possui um total de 6 aulas.

A intenção é guiar o paciente oncológico com maior agilidade pelo sistema de saúde e ajudá-lo a vencer as barreiras enfrentadas durante a jornada do tratamento. Além de explicar de forma detalhada o que são os programas de navegação brasileiros, o curso traz exemplos e cases de sucesso espalhados por diferentes federações do país.

“Em um sistema de saúde complexo e dividido por níveis de atenção, cada minuto é precioso. Por isso, conhecer os caminhos de forma mais assertiva pode fazer toda a diferença e proporcionar desfechos muito mais positivos”, descreve a Presidente Voluntária da FEMAMA, Dra. Maira Caleffi.

Aulas na prática

O cirurgião oncológico Dr. Bruno Aquino Marcelino é o responsável por ministrar a primeira aula. Ele apresenta um panorama da incidência de câncer feminino no Brasil, incluindo os dados mais recentes, as principais leis sobre a doença e a jornada do paciente.

No segundo encontro, a enfermeira navegadora na oncologia da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de São João Nepomuceno (ASFECER), Talita de Souza Matos, apresenta a navegação como uma solução de saúde centrada no paciente. No mesmo espaço, também é possível conhecer melhor a jornada do paciente oncológico e as barreiras mais comuns encontradas pelo caminho.

Os responsáveis pela terceira aula são o psicoterapeuta, Pablo Berteli, e a gestora da Associação Nossa Casa, Daniele Castelo Branco. Eles tratam das estratégias de comunicação na navegação e a importância da inteligência emocional e do cuidado centrado no paciente. Os professores ainda recebem o auxílio da especialista em investimento social, políticas públicas e advocacy, Renata Rodovalho, que vai falar sobre a importância do navegador na promoção do cuidado com o paciente na busca pelo aumento da sobrevida, a diminuição da mortalidade e a busca por dignidade.

A quarta aula explica o que são os programas de navegação, incluindo-os em um importante contexto histórico. A enfermeira e coordenadora do curso de aprimoramento de enfermagem oncológica, Ilsimar de Fátima Rosa, é quem ministra o encontro.

No penúltimo encontro, a enfermeira Talita de Souza Matos e a cirurgiã oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), Sandra Gioia, retratam os resultados e impactos da navegação para a sustentabilidade do sistema de saúde, além de apresentar as diretrizes que auxiliam a pensar e desenvolver programas de navegação.

Ao final do curso, na sexta e última aula, são apresentados casos de sucesso de navegação de pacientes, apresentados por ONGs da Rede FEMAMA e outras entidades de saúde que são referência na navegação de pacientes oncológicos. Os relatos têm origem nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

O Curso de Introdução à Navegação de Pacientes é uma realização da FEMAMA com investimento social da Astrazeneca, Daiichi-Sankyo, LIBBS, MSD e Pfizer.

Universidade FEMAMA

A Universidade FEMAMA tem o objetivo de produzir e disseminar conteúdo relevante de qualidade e de confiança, marcas registradas da FEMAMA. A plataforma é voltada organizações do terceiro setor, pacientes, voluntários, familiares, cuidadores de pacientes, profissionais de saúde, atores públicos e políticos que queiram aprender e se aproximar da luta pela defesa dos direitos de pacientes oncológicos no Brasil. Contudo, as capacitações desenvolvidas podem ser usufruídas por toda a sociedade! Todos os cursos são gratuitos, tanto para a Rede FEMAMA quanto para o público em geral

A plataforma possui o formato autoinstrucional, ou seja, foi desenvolvida para possibilitar o aprendizado autônomo do aluno. As aulas são gravadas em vídeo, o que permite que os alunos realizem as atividades propostas no seu próprio tempo.

As capacitações da Universidade FEMAMA fornecem certificados, que são liberados automaticamente na plataforma assim que o aluno completa todos os requisitos do curso, ou seja, realiza todas as atividades e obtém nota acima de 60% na avaliação final. Após isso, basta clicar no botão “Certificado” na página principal do seu curso e realizar o download digital do documento. Saiba mais em universidade.femama.org.br.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br