
Até o fim deste ano, o Hospital Dr. Hélio Angotti, mantido pela ONG associada à FEMAMA em Uberaba, Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), deverá ter instalado o seu segundo acelerador linear, equipamento utilizado na radioterapia. Esta é a expectativa da instituição, informada ontem à tarde pelo presidente Délcio Scandiuzzi, durante entrevista coletiva. Foi confirmada também pelo deputado federal Caio Narcio (PSDB) a complementação no valor de R$1,5 milhão, por parte do Ministério da Saúde, para a aquisição.
O processo de compra do equipamento iniciou-se há mais de dois anos. O grande problema foi a variação do dólar, do início da tramitação (2014) até o fechamento, há alguns dias. O valor total do novo acelerador está em torno de R$5,5 milhões e vai permitir à instituição dobrar a sua capacidade de atendimento para radioterapia. “No câncer nós temos três tipos básicos de tratamento: a cirurgia, a quimioterapia (utilizando medicamentos) e a radioterapia. Com este novo equipamento, nós vamos poder oferecer aqui tecnologia de ponta, encontrada nos maiores hospitais do país para este tratamento, que utiliza doses controladas de radiação”, explicou Scandiuzzi.
“Fui procurado pela diretoria do Hospital Hélio Angotti, dizendo da angústia gerada devido à variação cambial. Fomos ao Ministério da Saúde, no fim do ano de 2015, e conseguimos o empenho do recurso no fim daquele ano, que quer dizer separar o dinheiro para ser pago. E, já na gestão do ministro Ricardo Barros, na semana anterior ao carnaval, foi paga esta parcela, através de ordem bancária, para conclusão da compra do equipamento.” O parlamentar destacou também tratar-se de “equipamento de ponta, que coloca o Hélio Angotti – e Uberaba – entre os cinco principais do Brasil em termos de tratamento do câncer pela radioterapia”.
Com informações de Jornal da Manhã, 13/03/2017