Notícias

LIVE da FEMAMA trata sobre a importância dos testes genéticos e genômicos para prevenção, diagnóstico precoce e personalização do tratamento do câncer de mama

Em maio de 2020, a FEMAMA transmitiu em suas redes uma LIVE que discutia sobre os testes genéticos para câncer hereditário de mama e ovário, destacando a sua importância e condições de acesso.

Em novembro do mesmo ano, protocolamos um projeto de lei que tem por objetivo atribuir ao Sistema Único de Saúde (SUS) o dever de custear a realização de testes genéticos germinativos e genômicos tumorais para fins de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento personalizado dos cânceres de mama e ovário. 

Este PL foi aprovado na Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados em agosto de 2021. “É uma grande alegria saber que, graças ao apoio firme da #RedeFEMAMA, muitas mulheres poderão passar pela testagem”, afirmou a presidente voluntária da FEMAMA, Dra. Maira Caleffi. Hoje, encontra-se na pauta da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aguardando votação.

Os testes genéticos hereditários para câncer é uma realidade para poucas mulheres no Brasil – somente aquelas que possuem plano de saúde. E o mesmo acontece com os testes genômicos tumorais, onde mesmo as pacientes dos planos de saúde ainda não têm acesso a alguns deles, especialmente os mais inovadores.

O que são os testes genéticos e os testes genômicos? Para que servem? Como ter acesso? Esta e outras dúvidas serão respondidas na LIVE do próximo dia 28 de outubro, às 17h.

Para participar da LIVE “Medicina personalizada: a importância dos testes genéticos e genômicos para o câncer de mama”, foram convidados os médicos Dr. Osvaldo Artigalás,  Oncogeneticista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) e Membro da Rede Brasileira de Câncer hereditário (REBRACH). Médico geneticista no Hospital Moinhos de Vento (HMV), Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Núcleo de Medicina Genômica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); Dr. Rodrigo Guindalini, Oncologista clínico e Oncogeneticista da Oncologia D’Or e pesquisador do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP)/USP e Dr. Renato Moretti Marques, Cirurgião Ginecológico do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein; Coord. do Serviço de Ginecologia Oncológica do Hospital Vila Santa Catarina (SBIAE).

A moderação fica por conta da Gerente Geral da FEMAMA, Dra. Maria Cristina Sanches Amorim, economista, doutora em política e professora titular da PUC/SP.

A LIVE tem investimento social da Astellas, AstraZeneca, GSK, Novartis, Pfizer e Varian. 

Data: 28/10/2021

Hora: 17h

Local: Youtube FEMAMA

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br