Notícias

Maira Caleffi, presidente voluntária e fundadora da FEMAMA, comenta a edição de 2024 do ASCO Annual Meeting no IGCC Talks

O ASCO Annual Meeting, principal evento da oncologia mundial, organizado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO), atraiu um número recorde de participantes, com mais de 45 mil pessoas ao redor do mundo. O evento que teve como tema “Arte e Ciência” apresentou o impressionante montante de 3 mil trabalhos inscritos. 

Em uma edição especial em vídeo do podcast do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), Dra. Maira Caleffi conversou sobre o congresso com o Dr. Gustavo Werutsky, oncologista, diretor executivo do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e membro de comitês importantes como o Breast International Group (BIG) e Breast Cancer Group Steering Committee

Durante o bate-papo, foram abordados os principais pontos apresentados no congresso, incluindo percepções sobre a prática da oncologia e insights sobre novas tecnologias.

Dentre os principais tópicos, a relação médico-paciente ganhou destaque “Ainda hoje, mesmo nas grandes universidades de medicina – especialmente quando a gente faz oncologia – ainda há pouco tempo dedicado a como se deve dar más notícias. Estudos mostram que um oncologista dá cerca de 30 a 35 más notícias por mês. Ele precisa entender como fazer isso de forma humana.”, comenta Dr. Gustavo Werutsky. 

Refletindo sobre a importância da empatia, Dra. Maira Caleffi acrescentou: “O bom oncologista é aquele que deixa o paciente saber que ele está interessado. Isso faz com que se construa uma relação muito mais próxima, o que causa impacto no tratamento.”

Para assistir à série completa de podcasts do IGCC Talks, visite o canal do YouTube do IGCC.

Notícias relacionadas

Assine nosso
informativo e receba
Novidades:

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Para entrevistas
e informações,
fale com a nossa
assessoria de imprensa

imprensa.femama@fsb.com.br