Durante o mês de outubro, a campanha #PCDTRosa ecoou nas redes sociais, mobilizando centenas de pessoas em prol da publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do câncer de mama. Com a hashtag, a sociedade civil, profissionais de saúde e pacientes manifestaram seu desejo de que o Ministério da Saúde priorizasse a publicação deste documento para o tratamento adequado de pacientes com câncer de mama.
Embora o Outubro Rosa tenha chegado ao fim sem a publicação do PCDT Rosa, nossos esforços seguirão. Continuaremos trabalhando para que o protocolo seja publicado o mais breve possível. Isso porque o PCDT representa um avanço significativo para a assistência às mulheres com câncer de mama, oferecendo diretrizes claras e atualizadas para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento.
E quais são as últimas novidades sobre o PCDT Rosa?
A deputada Silvia Cristina (PP-RO), junto com outros 16 parlamentares, apresentou o requerimento 4067/2024, solicitando que o Ministério da Saúde forneça informações sobre a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do câncer de mama. Os parlamentares pedem esclarecimentos sobre as etapas ainda necessárias para a conclusão do protocolo e a previsão de data para sua publicação no Diário Oficial da União.
Agora a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai escolher um relator para dar um parecer sobre o pedido. Depois de aprovado, o pedido será enviado ao Ministério da Saúde.
Siga acompanhando o processo de publicação do PCDT através das nossas redes sociais.