Na manhã deste dia 06 de dezembro, o Ministério da Saúde disponibilizou o documento oficial do PCDT de Câncer de Mama, publicado ontem, dia 05 de dezembro, no Diário Oficial da União. O PCDT Rosa tem como objetivo orientar profissionais de saúde sobre os melhores tratamentos e práticas para o cuidado com o câncer de mama, definindo e padronizando protocolos no SUS.
A disponibilização deste documento é uma importante conquista para o advocacy da FEMAMA, fruto da mobilização de todos que se somaram em nossa busca por um SUS mais justo e eficaz. Sua publicação evidencia o papel que cada um de nós temos transformação do futuro do acesso à saúde em nosso país. Reconhecer as vitórias que acontecem pelo caminho é fundamental, mas não podemos esquecer do processo como um todo.
Na coletiva de lançamento do PCDT, “o Dr. Roberto Gil, diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), elogiou o papel ativo da sociedade civil organizada na construção de políticas oncológicas, ressaltando sua importância para a formulação de estratégias mais eficazes e inclusivas”.
Agora é o momento de avaliarmos com atenção o documento para entender com clareza se ele compreende de fato as necessidades de quem vive a jornada oncológica do câncer de mama. E é exatamente isso que estamos fazendo. “A FEMAMA tem como compromisso central promover o diálogo entre poder público e sociedade, levando informação de qualidade para toda a população”, reforça Dra Maira Caleffi, Presidente Fundadora da federação.
Estamos analisando o PCDT de Câncer de Mama com apoio do nosso Comitê Científico e de especialistas do setor para compartilhar de forma coerente, acessível e objetiva o seu conteúdo com a sociedade, posicionando em que medida ele atende seu propósito de mitigar as barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento no SUS.
Acesse aqui o documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde.