FEMAMA participa da 1° Cúpula Latino-Americana de Líderes de Pacientes 

 

Nos últimos dias, Peru foi palco de encontros importantes para a mobilização social e a oncologia latina. Um dos destaques foi a primeira edição da Cúpula Latino-Americana de Líderes de Pacientes, que teve foco em políticas públicas oncológicas, e foi organizada pelo programa Lazo Rosado Perú Contra el Cáncer de Mama. O evento aconteceu dentro da programação do ESMO Summit Latin America 2025.

A Cúpula teve como principal objetivo o fortalecimento da atuação conjunta na região. Durante o encontro, avançamos na formação de um grupo de mulheres líderes na causa do câncer na América Latina, também discutimos formas de estabelecer uma relação mais próxima e estruturada com instituições internacionais como a ESMO e a UICC. Além disso, compartilhamos experiências em políticas públicas, engajamento social e cuidados oncológicos nos países da região. Ao final, começamos a desenhar os próximos passos desse grupo, definindo objetivos comuns e compromissos.

O encontro reuniu líderes de cinco países. Estivemos presentes representando o Brasil na figura da Dra. Maira Caleffi, nossa presidente fundadora, que levou para a pauta o cenário brasileiro do câncer de mama e destacou a importância da articulação regional para avançarmos no compromisso com a Iniciativa Global para o Câncer de Mama (GBCI), promovida pela OMS. Falou também sobre a urgência de ampliarmos o diagnóstico precoce na América Latina como estratégia essencial para salvar vidas.

E, claro, não pode deixar de destacar o papel do advocacy nessa movimentação e a relevância das associações de pacientes, que têm uma missão central: amplificar a voz de quem vive o câncer no dia a dia e mobilizar lideranças políticas para transformar realidades. 

Seguimos fortalecendo esse papel, unidas por uma América Latina mais justa, com acesso equitativo ao cuidado em saúde.

Deixe um comentário