Um estudo clínico internacional da Bristol Myers Squibb (BMS) está recrutando pacientes brasileiros com câncer de mama primário hormônio positivo e HER2 negativo para uso do nivolumabe para tratamento da doença. A imunoterapia já é conhecida para tratamento de câncer de pulmão e melanoma avançado e agora está sendo estudada para tratamento de câncer de mama.
O estudo será feito em todo mundo e, no Brasil, 11 centros de pesquisa de nove cidades brasileiras estão participando: São Paulo, Barretos e Santo André (SP); Porto Alegre e Ijuí (RS); Rio de Janeiro (RJ); Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Para os pacientes que desejarem se inscrever para participar do estudo clínico, é necessário entrar em contato com as seguintes instituições:
- Fundação PIO XII – Hospital do Amor de Barretos – Dr. Cristiano Souza – Barretos – SP
- Hospital Vila Santa Catarina – Dra. Heloisa Rodrigues – São Paulo – SP
- Faculdade de Medicina do ABC / CEPHO – Dra. Patricia Santi – Santo André – SP
- Instituto de Educação, Pesquisa e Gestão em Saúde – COI- Dra. Lilian Lerner – Rio de Janeiro – RJ
- Oncocentro – Ceará – Dr Roberto Furlani – Fortaleza – CE
- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Dr. Carlos Escovar – Porto Alegre – RS
- Hospital de Caridade Ijui – Dr. Fabio Franke – Ijuí – RS
- Hospital das Clínicas da UFMG – Dra. Angelica Nogueira – Belo Horizonte – MG
- Hospital São Lucas da PUCRS – Dr. Gustavo Werutsky – Porto Alegre – RS
- Clínica de Pesquisas e Centro de Estudos em Oncologia Ginecológica e Mamária Ltda – Dr. Roberto Hegg – São Paulo – SP
- Hospital Sírio Libanês de Brasília – Dr. Romualdo Barroso – Brasília – DF
Para saber mais sobre o estudo e verificar se você atende aos critérios para participar, acesse o site da BMS Study Connect.
A escolha de participar de um estudo é uma decisão pessoal importante, converse com seu médico, familiares e amigos sobre esse passo.
Pesquisa clínica
As pesquisas clínicas e estudos de medicações têm grande relevância para o avanço no tratamento de doenças. Antes de ser comercializado, todo medicamento passa pelo processo de pesquisa clínica, onde será avaliada a segurança e eficácia do tratamento. Só então ele será avaliado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser comercializado no mercado. Por ainda estar no estágio III da pesquisa clínica, o medicamento nivolumabe ainda não está disponível no SUS, no plano de saúde ou de forma particular.