Em reunião convocada pela secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) acertaram parceria para dar continuidade ao Mamamóvel e ao Projeto de Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde. Os dois programas têm como finalidade a atenção à saúde da mama entre as mulheres gaúchas.
As iniciativas foram debatidas na quarta-feira (18), no Palácio Piratini, em encontro que reuniu o secretário da Saúde, João Gabbardo, o diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Romeu Farias, a coordenadora da Seção de Saúde da Mulher, Nadiane Lemos (ambos da SES), a presidente do Imama, Maira Caleffi, e a supervisora de Projetos da instituição, Rita de Cássia da Cunha.
A unidade móvel do Imama, o Mamamóvel, é um caminhão equipado com mamógrafo, que circula pelo interior do Estado para facilitar o acesso à mamografia e a informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. "Temos todo o interesse em manter essa parceria", afirmou o secretário João Gabbardo, ressaltando que a prioridade do Estado são o atendimento às pacientes que apresentam sintomas e o rastreamento de mulheres acima de 50 anos, faixa de idade em que ocorre a maior incidência da doença. "Também não vamos deixar de atender às mulheres com mais de 40 anos que desejarem realizar o exame", explicou.
Já o Projeto de Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, que tem por objetivo o treinamento de profissionais para lidar com a informação e a orientação adequadas sobre a doença, será realizado em conjunto com a Escola de Saúde Pública (ESP-RS). "Agora, vamos ajustar o que for necessário para dar andamento ao programa", ressaltou João Gabbardo, sinalizando que o Estado quer desenvolver um trabalho conjunto de conscientização sobre a importância da saúde da mama e do diagnóstico precoce.
Publicado em site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 18/03/2015