
Uma história de superação do câncer de mama. Essa é a premissa da peça “Se você me der a mão”, que estreia no Teatro Gazeta, em São Paulo, no dia 15 de junho.
O espetáculo é um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, com apoio a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas em Saúde da Mama – que investe na conscientização social acerca do tema.
Com texto baseado na história real da mãe de Priscilla Squeff, atriz que vive o papel de filha de Tássia Camargo, a peça narra a relação atrapalhada e irreverente de Dulce (Tássia Camargo) e sua filha Denise Maria (Priscilla Squeff). A direção fica por conta do premiado diretor Ernesto Piccolo.
Envolta por suas lembranças conflituosas, Dulce inesperadamente se vê diante de uma situação que pode mudar a sua vida. De forma bem-humorada, ela descobre junto à filha uma nova perspectiva para enfrentar os desafios, um encontro emocionante e improvável que traz à tona a mulher livre e otimista capaz de dar a volta por cima.
Idealizadora do projeto, a atriz Priscilla Squeff se inspirou em uma situação vivenciada ao lado de sua mãe para realizar este espetáculo. "Sempre acreditei que nós, como artistas, temos como missão discutir temas que possam de alguma maneira contribuir com o espectador. E o que é mais gostoso é que descobri que posso fazer com bom humor. Que apesar de emocionar o público, posso fazer com que eles saiam do teatro leves e otimistas. Este projeto é muito especial por se tratar de uma parte da minha vida. Certamente é um projeto para celebrar a vida.", avalia.
Para a autora da peça, Regiana Antonini, o texto é "um caminho que leva a plateia a também refletir sobre questões comuns a todo ser humano: amigos, família, desencontro entre gerações, solidão, vaidade, novas perspectivas e a possibilidade de encarar a vida de frente e todos os desafios que ela possa apresentar".
Segundo Maira Caleffi, presidente da Femama, a peça é um recurso importante para disseminar o conhecimento. “Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico de câncer de mama, mais efetivo e eficaz será o tratamento. Por isso, é fundamental que tenhamos vários canais para disseminar informação acerca do tema e a peça “Se você me der a mão” é uma ótima maneira para incentivar o debate e a reflexão nesse sentido”, afirma.