Maira Caleffi, médica mastologista presidente voluntária da FEMAMA, será uma das conferencistas do painel “Além das manchetes: o que será necessário para enfrentar o crescente impacto do câncer?”, a ser realizado dia 21 de maio no Hotel InterContinental em Genebra. O painel ocorre durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os dias 20 e 28 de maio na cidade suíça.
O debate que contará com a participação da médica é intitulado “O tratamento do câncer precisa estar na vanguarda da cobertura universal em saúde?”. A programação conta ainda com uma discussão sobre qual o papel das empresas de saúde no enfrentamento dos desafios de acesso ao tratamento do câncer. “É extremamente importante que a voz do paciente esteja representada num evento de alto nível como esse e a FEMAMA fica honrada com a oportunidade de contribuir e trazer um olhar brasileiro ao debate”, declara Maira Caleffi.
O painel terá como moderadora a premiada jornalista inglesa Shuilie Ghosh. A cobertura universal em saúde, a ser abordada no painel, é um dos principais assuntos a serem discutidos por delegações do mundo inteiro na Assembleia.
O que é a Assembleia Mundial da Saúde?
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão mais alto da Organização Mundial da Saúde (OMS). Reúne delegações de todos os países membros da OMS para discutir os principais tópicos de saúde, desenvolver, debater e decidir as futuras prioridades da OMS e trabalhar para supervisionar o plano de trabalho atual. A Assembleia acontece todos os anos em Genebra, Suíça.
O que é cobertura universal em saúde?
Uma cobertura universal em saúde pressupõe que todos os indivíduos e comunidades recebam os serviços de saúde de que precisam, sem que isso comprometa sua situação financeira. Inclui todo o espectro de serviços de saúde essenciais e de qualidade, desde a promoção da saúde até a prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.