
Atuando no município desde 2012, o projeto "Amigos do Peito" desenvolvido pela Associação de Mulheres Iguatuenses (AMI) busca ao longo dos últimos anos dar apoio às mulheres mastectomizadas ou que se encontram em tratamento contra o câncer de mama na cidade. Para dar sequência ao principal foco do projeto, que é resgatar a autoestima da mulher, está em ensaio nos próximos dias uma parceria com a "Casa da Amizade".
O primeiro contato da "Casa da Amizade" – entidade aconteceu na capital cearense, durante encontro com a ONG "Toque de Vida" e o Rotary Club Dunas, essas duas últimas de Fortaleza. "Tivemos a felicidade de conhecer esse projeto de perto e nos encantamos com a proposta. E ainda mais em saber que ele atua em nossa cidade. Iremos nos aprofundar e engajar com os ideais, por meio de palestras informativas, reuniões, grupos de terapia, eventos, capacitações profissionais entre outras atividades", disse a presidente da casa, Vanessa Bezerra.
Uma das demandas que provocam um custeio considerável é a destinação de próteses mamárias por meio de confecção de sutiãs para mulheres mais carentes. "Nós temos a intenção de ajudar com obtenção de recursos para a confecção dessas próteses, através de parceiros", adiantou Vanessa. O primeiro encontro entre as entidades aconteceu na última quarta-feira, dia 11.
Projeto
De acordo com Francisca Saraiva, ex-presidente da AMI e atualmente tesoureira, o projeto "Amigos do Peito" surgiu em meio às causas abraçadas da entidade ao Outubro Rosa. "Surgiu um convite da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) para participar de um congresso em São Paulo. Ingressamos na Rede Mama e daí por diante nos comprometemos em acompanhar as demandas da causa em nível local", contou.
Hoje, Iguatu conta com mais de 100 mulheres que sofrem com o câncer de mama. O projeto acompanha um pouco mais de 30 delas com a realização de trabalhos de grupos de convivência no resgate da "alegria de viver", que segundo Francisca, é muitas vezes esquecida em meio às circunstâncias da doença.
Com informações de Diário do Nordeste, 11/05/2016