A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento #mamografiaapartirdos40 – Direito e dever de toda mulher. A ação faz parte da campanha “Eu amo meus peitos”, criada pela entidade para incentivar os cuidados com a saúde da mama e disseminar informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A ideia é enfatizar a importância de se realizar a mamografia a partir dos 40 anos, anualmente. A Femama partilha dessa mesma recomendação e reforça a importância do rastreamento populacional em mulheres a partir de 40 anos com o propósito de realizar a detecção precoce do câncer de mama, situação na qual o tratamento é menos agressivo e as chances de cura são maiores.
A iniciativa da SBM é uma resposta à Portaria 1.253/2013, emitida pelo Ministério da Saúde em novembro do ano passado, que restringiu o repasse de verbas da União aos municípios para mamografias de rastreamento populacional apenas para mulheres com idade entre os 50 e 69 anos, o que contraria a lei nº 11.664, de 2008, que determina que o SUS deve assegurar “a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade”. Segundo a Portaria, apenas mulheres com sintomas ou casos da doença na família podem fazer o exame antes dos 50 anos.
O movimento #mamografiaapartirdos40 pretende mobilizar o maior número de mulheres possível. Para aderir à causa, basta que as pessoas publiquem em suas redes sociais uma foto com a plaquinha aderindo ao movimento #mamografiaapartirdos40, compartilhando com os amigos e contribuindo com a disseminação da informação.