As entidades que compõem o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), do qual a FEMAMA faz parte, formularam moção que passa a integrar o conjunto de recomendações da 17ª CNS, que está ocorrendo em Brasília até amanhã (5/7). Dentre as pautas do documento, está a atualização do modelo da atenção oncológica, a fim de “garantir que todas as pessoas tenham acesso à prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce, reabilitação, tratamento mais adequado e em tempo hábil ao câncer, e sejam acompanhadas através de cuidados integrais, abrangentes e eficientes”.
O movimento também solicitou a efetividade dos processos de atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT), garantindo a pactuação da responsabilidade pelo financiamento das incorporações, para que o Ministério da Saúde possa cumprir o prazo de 180 dias para disponibilização de medicamentos incorporados.
Para ser aceita pela Comissão Organizadora da 17ªCNS, a moção foi assinada por 400 delegados, número necessário regimentalmente.